16 de dezembro de 2010

Natal, festa da esperança!

 

“O Cristo que veio, que vem e que virá”

Natal é a festa das luzes, da vida nova, das esperanças, da expectativa, de acreditar no amanhã e na mudança.
O natal se enche de luz porque numa gruta simples nasce um Deus, porque na pobreza e no abandono nasce a esperança de que a vida supera tudo, de que a vida é maior do que as dores, do que as hospedarias lotadas. O Natal por excelência é a festa da Luz: Cristo luz do mundo, sol nascente que nos vem sem ocaso (não foi por acaso que os cristãos escolheram a festa do Sol dos romanos para fazer dela o natal).
Vivemos na esperança de dias melhores, de uma vida nova, sempre que o fim de ano se aproxima, nos enchemos de energia e acreditamos que o novo ano poderá ser melhor, que coisas maiores faremos no ano que está por vir, de fato, na simplicidade de um Deus que se faz menino como nós, acreditamos que tudo renasce com ele. Parece-me que toda a humanidade se faz criança com Deus, as cestas de enchem de pão, as famílias se encontram, os olhos se enchem de lagrimas e de esperanças.
Sem duvida, natal é a festa da esperança, aquela que vem acompanhada da fé e da caridade, aquela que vem de mãos dadas com ambas. E sabe o que é mais bonito, é que a esperança ainda é uma menininha pequena, simples, humilde, ladiada por duas grandes senhoras: fé e caridade. A esperança vem no meio, caminha no meio delas, e quando nos parece que as duas é quem levam a esperança, na verdade é ela que conduz pela mão a caridade e a fé.
O cristo veio, vem em cada natal e virá de novo em sua glória. Nós vivemos aqui na espera, do novo que há de vir, na expectativa. No ad-vento de um mundo novo, na busca da paz e na certeza de que a pobreza do presépio nos faz ricos de Deus.
Neste espírito bonito que envolve nossos corações nesta expectativa, queremos desejar a todos um Santo e Feliz Natal, cheio da plenitude da graça e do bem. Queremos que o menino de fato renasça no coração daqueles que amam e que acreditam num mundo melhor. Natal é a festa da esperança, a festa da caridade, a festa da fé.
Deus abençoe cada um no seu infinito amor de Pai e que possamos cada dia ser cuidados por Ele, como Ele cuidou e providenciou um lugar para o seu Filho.


Feliz e Santo Natal queridos amigos e amigas do Pró-Vocações e Missões Franciscanas!

FELIZ NATAL
e Feliz 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário