10 de dezembro de 2010

O SIM DE MARIA PARA O CHAMADO DE DEUS

 


Neste tempo de Advento é preciso parar, mudar o ritmo diário para que possamos receber a graça da presença de Jesus em nossa vida. Este período é aquele em que se faz necessário refletir sobre atitudes, sobre valores, sobre a nossa relação com o Senhor. É nesse momento em que devemos buscar inspiração em Maria Santíssima, mulher esta que sem qualquer insegurança ou dúvida aceitou o chamado de Deus.


Maria foi à escolhida para gerar o homem que representou a vontade Deus na Terra. Mulher de coragem e muita fé, ela decidiu seguir o caminho escolhido por Deus. E nós, seríamos capazes de entender e aceitar o chamado de Deus para nossa vida?


Optar pelo caminho de Deus implica em esvaziar-se de si mesmo e encher-se do Senhor, é entregar-se a Ele sem questionamentos, sem reservas, como fez Maria. Assim como a mãe de Jesus devemos assumir a nossa postura de fé cristã e darmos o nosso "sim" a Deus, um "sim" capaz de aceitar plenamente a Sua proposta para cada um de nós. Aceitar o chamado é doar-se por completo, é ser pequeno, servo, capaz de receber o amor Divino de Deus. Deus quer e espera pelo nosso sim, um sim maduro, consciente e sincero no seu amor.


É, portanto, necessário, a fidelidade e a perseverança para desempenhar o "sim" por toda a vida. Todos os homens e mulheres são chamados a realizar seu "sim" à imitação de Maria, um "sim" repleto de alegria, de vida nova e de bênçãos. Para isso, faz-se mister vencermos qualquer indecisão ou medo, pois quem alcança a graça de seguir o caminho de Deus não tem o que temer.


O nosso "sim", a nossa fidelidade e perseverança, geram alegria e o mundo sente-se renovado e cheio de amor divino. Por isso, esse período de preparação para o Natal deve ser refletido com bastante fé, pois Deus confia em nós e nos doa o seu amor incondicional para que sejamos capazes de aceitar o seu plano. Necessitamos ter fé e confiança no caminho que o Senhor preparou para nós, para isso é preciso estar purificado, cheio de fé e dons do espírito santo, os quais são capazes de nos levar para perto do Senhor,


Natal é tempo de renovação, de vida nova, de repensar nossas atitudes, de sonhar com um tempo melhor, o qual só começará se partir de nós mesmos. A mãe de Jesus soube perceber o desejo de Deus para consigo, através de sua intensa oração e vida de fé e gratidão, somente através da confiança em Deus é que conseguiremos aceitar a sua proposta.


Neste sentido, importante seria que todos abrissem o coração e os olhos para ver e aceitar o caminho que Deus tem para cada um de nós. É tempo de preparação, reflexão, tempo de nos aproximarmos ainda mais de Jesus e buscar preencher nossos vazios com o amor que ele tem por cada um de nós, a exemplo de Maria, nossa Rainha.


Convido a todos Jufristas e demais leitores do blog há, durante esses dias até o nascimento do Menino Jesus, reservar um tempinho necessário para refletir sobre nossa relação com Deus, sobre nosso papel para com o mundo e as pessoas, a refletir sobre a importância da fé a aproximação com o Senhor Deus. Através desta reflexão será possível sentir a grandeza da Misericórdia que o Pai possui por nós, bem como a grandeza da fé e coragem que Maria teve ao aceitar o Chamado do Senhor, através do anúncio do Anjo. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. Um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável união com o Senhor e com os demais irmãos.


Um grande abraço fraterno a todos, Paz e Bem! Feliz Natal!


Ariana Baccin, Sub. Regional de Formação da Região SU3-RS

ACOMPANHE AS MATÉRIAS SOBRE O ADVENTO E O NATAL NO BLOG DA FORMAÇÃO DO NACIONAL DA JUFRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário