CARISMA

O Franciscano Secular está no meio da sociedade em constante missão.
Leva e faz da sua vida o Evangelho.

Cristo: é o centro da Fraternidade. É ele que nos reúne e nos faz sentir irmãos, levando-nos a nos amar como irmãos.


Evangelho: no Evangelho, a fraternidade encontra a pessoa de Cristo e sua Palavra. O modo concreto para viver o Evangelho é passar do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho (Regra 4)

Francisco: é o modelo que nos ensina como fazer do Cristo o centro de nossa vida, imitando sua vida e vivendo a sua Palavra.

A grande pergunta é como começar a vida cristã. “que devemos fazer?” Foi a pergunta da multidão a Pedro na manhã gloriosa de Pentecostes. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (At 2,38) Portanto, a autêntica vida com Jesus começa com um encontro vivo com Ele pela fé, acolhendo-o e recebendo-o em nossos corações e em nossas vidas na qual Ele entra salvando, libertando e transformando.


Viver em união com Deus: a união com Deus é o começo, é o fundamento da missão. Antes de ir pelo mundo pregar, São Francisco se converte a Deus, aprofunda-se na fé, no amor a Deus e na oração (1C 23)



Viver o Evangelho: o Evangelho é o lugar do encontro com a pessoa de Jesus Cristo, suas palavras, gestos e ações. O nosso modo de viver o Evangelho é segundo o exemplo de São Franciscoe conforme a Regra da OFS.


Anunciar o Cristo pela vida e pela palavra: a vida fraterna é a nossa pregação. Esta pregação consiste no amor verdadeiro, sincero e profundo entre os irmãos e irmãs, por causa de Cristo