JUFRA



A JUVENTUDE FRANCISCANA

denominada JUFRA é formada por aqueles jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular. 
Uma associação civil de direito privado, de caráter e objetivos exclusivamente religiosos, educacionais e sociais, sem fins lucrativos e sem objetivos político-partidários.



OBJETIVOS

  • levar o jovem a um compromisso de vida evangélica, em Fraternidade segundo o carisma franciscano, inserindo-o na caminhada da JUFRA como leigo comprometido criando condições para a fundação de uma Fraternidade canônica da OFS ou ingresso numa Fraternidade já existente;

  • despertar para o compromisso de vida, inserido nas realidades presentes no contexto da Igreja no Brasil e na América Latina;

  • motivar a vivência dos valores franciscanos: conversão evangélica, contemplação ou vida de oração, pobreza em espírito, fraternidade, apostolado e inserção no mundo; 

  • desenvolver, conforme seja possível, ações educacionais e sociais.
(Estatuto Nacional da JUFRA)






Secretário Fraterno é o animador geral da fraternidade. Suas funções são basicamentas essas: reunir-se com o seu secretariado para elaborar planos, revisar condutas, discutir proprostas com a fraternidade, manter sempre os assistentes (espiritural e fraterno) informados sobre a fraternidade, dialogar com cada irmão, ouvir, receber queixas, reivindicações, estar atento aos problemas de cada um, acalentar, animar, consolar, entusiasmar. O secretário deve conhecer a cada irmão da fraternidade, isto é, precisa aproximar profundamente de cada irmão, com espírito de bondade, humildade, compreensão, carinho, respeito e atenção.

Subscretaria de Formação é encarregada da formação do jufrista. Sua função é desafiar a fraternidade para o aprofundamento deestudos básicos que contribuam para sua formação integral. Convoca para cursos e treinamentos, promove momentos especiais de reflexão, fornecendo-lhes as fontes necessárias.


Subsecretaria de Finanças é a função que deve encontrar formas de suprir as necessidades financeiras da fraternidade ou do Secretariado. Deve ser um subsecretário(a) responsável e competente, criativo e suficiente para encontrar meios adequados de arrecadar recursos. É responsável por toda contabilidade da fraternidade.


Subsecretaria da Infância, Mini e Micro Franciscanos é encarregada de assessorar os grupos de Infancia, Mini e Micro Franciscanos no que se refere a formação, organização, inserção, lazer e atividades diversas. É a subsecretaria encarregada de criar intercâmbio entre as fraternidades de Mini e Micro x Jufra da região ou do Brasil.


Subsecretaria de Comunicação Social  estimula e desenvolve a comunicação o intercâmbio e o relacionamento entre fraterniades distritais, regionais, nacional e demais organismos e/ou entidades. Sua função é divulgar a fraternidade, sua vida, experiência, acontecimentos. É sempre um elo de ligação entre fraterniade distrital, regional e nacional.


Subsecretaria de Escrituração e Arquivo é encarregada da administração dos arquivos, livros de escrituração, pastas, documentos, fichários, atas, registros diversos e arquivamento da correspondência. sua função principal é zelar para que a história da fraternidade ou do Secretariado fique registrada.


Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) é o serviço da JUFRA do Brasil responsável pela luta do direito e respeito à vida. Sua função é promover o apoio a manifestações de defesa do meio ambiente e preservação de todas as formas de vida, buscando informações, promovendo campanhas de conscientização, debates e conferências com autoridades, grupos e pessoas comprometidas e atuantes nessa área. Forma para a cidadania, o apostolado do leigo na Igreja e no mundo. (Livro de Formação Básica da JUFRA).


Subsecretaria de Ação Evangelizadora é responsável por planejar e desenvolver ações que façam os jufristas crescerem espiritualmente se envolvendo na evangelização deles próprios e de outros jovens. Cuida também do crescimento numérico de fraternidades.


O(A) Animador(a) Fraterno(a) da OFS e o Assistente Espiritual
tem a responsabilidade de garantir a JUFRA:

I. a fidelidade ao carisma franciscano;
II. a comunhão com a O.F.S. e com a Igreja;
III. a união com toda a Família Franciscana.