8 de setembro de 2012

Retiro Anual da Fraternidade das Chagas 01 de Setembro 2012


Fraternidade das Chagas


Neste sábado 01 de Setembro de 2012, aconteceu no subsolo de prédio Frei Galvão o nosso retiro anual. Todos os irmãos e irmas da Fraternidade das chagas da Ordem Franciscana Secular, foram convidados a rezar. O Tema:” Franciscanos Seculares: Para um Laicato Maduro e Significativo” . O Retiro Foi pregado pela Irma Edna Simões – OFS. Nossa ir. Edna iniciou com a Oração da Fraternidade fazendo um diálogo introdutório da vida em fraternidade . A oração deve ser compreendida e inserida na vocação integral do ser humano, pois ela aparece como continua procura dessa vocação, uma constante resposta a ela e como sua realização mais perfeita neste mundo. A vocação integral do homem é ser “ Santo e irrepreensível diante de Deus “ e Servir a celebração de sua gloria “ ( Ef 1,3-14).

Somos convidados a servir em oração vivendo o evangelho de Jesus . “ Assim como Jesus foi o verdadeiro adorador do Pai, façam da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir...”. ( regra 8 )


Cantamos e rezamos nesse dia tão especial para nossa fraternidade. Um momento muito forte foi o ato penitencial onde queimamos toda magoa que sentimos na vida fraterna. Este momento foi de valorizar e rezar a perfeita alegria.





Rezamos também com as lembranças e acontecimentos que marcaram nossa vida em fraternidade. Montamos um mural de fotos e partilhamos as nossas experiências da vida em fraternidade





E concluímos com a Santa missa rezando também pelo dia do assistente espiritual . nosso querido Frei Agostinho esteve para presidir a eucaristia e deixar a sua mensagem que sempre nos fortalece a luz do evangelho. “ Colocar em pratica a palavra semeada” ( Mc 7,1-8.14-15.21-23).





Vendo Jesus sempre a rezar , um dia os discípulos pediram :” Senhor, ensina-nos a rezar “ ( Lc11,1). E Jesus ensinou pelo seu exemplo, parábolas e por formulas, como o Pai Nosso. Pelo Evangelho sabemos que a oração é “toda – poderosa “, é grande força que esta a nossa disposição, capaz de transportar montanhas ( Mt 17,20). Tudo o que pedirdes ao meu Pai em meu nome , eu o farei....( Jo16,23). Agradecemos a Deus , a nossa ministra Maria do Nascimento , a irma Edna e a todos os irmãos que se esforçaram para que este retiro acontecesse na nossa fraternidade e na nossa vida de Franciscanos Seculares. Paz e Bem !!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário