14 de setembro de 2012

Fraternidade das Chagas presente no Grito dos Excluídos 2012 - SP

Em sintonia com o 18° Grito dos Excluídos realizado em todo Brasil e 16° realizado em São Paulo no dia 7 de setembro de 2012 a fraternidade Jufra das Chagas esteve presente no evento que começou as 8h com a Santa Missa na Catedral da Sé e em seguida participaram da apresentação cultural realizada pelos indígenas Pankararus e da encenação da equipe mística do Grito que mostrou várias injustiças sociais, como a falta de moradia e como o Estado atua, excluindo as pessoas mais necessitadas e favorecendo por interesses a outros grupos.





Dando continuidade prosseguimos em caminhada em direção ao Parque da Independência junto com os movimentos e representações sindicais e populares. Durante a caminhada os representantes dos grupos puderam manifestar-se e os jovens da Jufra gritaram por Justiça Social e Ambiental e em defesa da garantia dos direitos sociais, gritando por atenção especial ao crescimento da população dos irmãos moradores de rua. 

"Todos temos direitos a moradia, a saúde, ao transporte público de qualidade, a alimentação, a vida. O Estado que queremos ter precisa estar a serviço da nação e da população".

"As pessoas passam e vêem os irmãos amontoados morando na rua, mas onde estão os direitos?".

"Não podemos nos calar diante de tanta exploração dos recursos naturais e da cultura do consumismo, sendo mascarado com a tal estória de economia verde".



A fraternidade reuniu-se também num encontro anterior em preparo a participação do Grito dos Excluídos, realizando uma formação sobre o tema e como é importante a conscientização e atuação da juventude franciscana.


Maria Aparecida Brito, ofs/jufra
Subsecretária Local Formação e DHJUPIC
Jufra das Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário