5 de novembro de 2011

FRATERNIDADE DAS CHAGAS PRESENTE NO ENCONTRO CELEBRATIVO DOS 40 ANOS DA JUFRA DO BRASIL


Nos dias 28. 29 e 30 de outubro de 2011 aconteceu na cidade de Guaratinguetá e Aparecida – SP, o encontro mais esperado do ano. O encontro celebrativo pelos 40 anos da Jufra do Brasil com o tema “Jufra 40 anos: Construindo o Reino nos Caminhos da História”. Onde se reuniram vários irmãos de todas as regiões do país para comemorarem juntos essa data tão importante para a Juventude Franciscana do Brasil. E a fraternidade Jufra das Chagas estava bem representada.



Fraternidade Jufra das Chagas - SP


O encontro iniciou na sexta-feira com a acolhida dos irmãos e a noite, nos dirigimos até a Igreja em procissão com velas acesas nos preparando para a Santa Missa, presidida pelo frei Miguel da Cruz – Assistente Espiritual Nacional da Jufra. Onde foram levados os estandartes de Santa Rosa de Viterbo, que peregrinaram por todas as áreas do Brasil em preparação a este grande encontro.

Em seguida tivemos o “Cine Jufra”, um momento de convívio fraterno entre os irmãos, onde foram apresentados os vídeos dos regionais, mostrando a sua trajetória nesses 40 anos de caminhada.







Na manhã seguinte, tivemos a mesa redonda, com a presença de alguns ex-secretários fraternos da Jufra do Brasil: Ivone Barzcez, primeira Secretária Fraterna Nacional; Maria de Lourdes de Carvalho; Edson Armando da Silva; Hoberdan Mota; Jackson Barbosa e Alex Bastos, atual Secretário Fraterno Nacional. Foi um momento de extrema importância para nós jufristas, onde tivemos a oportunidade de conhecer e de refletir sobre a história da Jufra desde a sua fundação, apontando os desafios e mostrando o caminho para o futuro da Jufra.



Na parte da tarde, participamos de várias atividades, gincanas, oficinas.

Após as atividades, tivemos a honra de contar com a presença de representantes do Conselho Internacional da Jufra: Jackson Barbosa, Conselheiro para a América do Sul; Lovró Súcic, Conselheiro para a Europa; Carlos Tellez Conselheiro para a América Central, Ana Fruk, Coordenadora Internacional da JUFRA, além do ministro Nacional da OFS Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt





Na parte da noite, aconteceu a festa de comemoração dos 40 anos da Jufra, com apresentações culturais de diversas regiões e também um vídeo documentário, mostrando toda a trajetória da Jufra do Brasil de década a década até os dias de hoje.



Na manhã do domingo, elaboramos a “Carta de Guaratinguetá: A Jufra que queremos ser”. Nos dividimos em grupos com as seguintes temáticas: Jufra e Jovens; Jufra e Igreja; Jufra e Família Franciscana; Jufra e Sociedade, com o objetivo de mostrar nosso sentimento e reafirmar nosso compromisso como jovens franciscanos.



A missa pelos 40 anos da Jufra do Brasil foi realizada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Secretário Geral da CNBB.




O encontro foi encerrado com a leitura da Carta de Guaratinguetá lida pelo Secretário Nacional Alex Bastos e o Assistente Espiritual do Regional PE/AL Frei Wellington Buarque, um momento de muita emoção para todos os presentes. Logo após, tivemos um momento de oração e em seguida Frei Miguel nos deu a benção final terminando assim a Celebração dos 40 anos da Jufra no Brasil
Frei Miguel da Cruz
Frei Wellington e Alex Bastos




Por Palloma Suellem - Sub. Comunicação Social

Thatiana Melo - Iniciante na Jufra das Chagas


DEPOIMENTOS DE ALGUNS IRMÃOS QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO

Pra mim foi durante as falas dos antigos secretários nacionais em destaque a fala da Lurdinha, nos faz pensar no quanto estamos fazendo pouco pela Jufra de hoje. (João Lellis - OFS Nilópolis – RJ )

Foi uma experiência muito valiosa, poder partilhar com outras fraternindades suas vivências, ações, e angústias também.
Ter a possibilidade de estarmos juntos dos primeiros secretarios e ouvir os desafios que tiveram e superaram, faz nos sentirmos mais fortes para continuar essa caminhada rumo a Paz e o Bem!
Quando Lurdinha Nunes falou, nossa não tinha como não se encantar naquele momento e ver naquela mulher a força, o amor e a dedicação pela responsabilidade que lhe foi confiada! E os demais também.
Sabemos que nosso dia a dia não é mto fácil, mas a partir desse dia temos a convicção que vale a pena todo e qualquer esforço, para mantermos viva a chama de nossa fé e ideal Franciscano. Juntos podemos ser luz para iluminar nossos irmãos que precisam conhecer esse amor!
(Elisa Lima -  Fraternidade Irmão Sol Irmã Lua - Lages/SC )
 
 
Foi uma imensa alegria, especialmente para todos nós  jufristas, marcar presença nesse momento tão especial, que foi o encontro dos 40 anos da JUFRA no Brasil. Uma experiência para toda a vida, pois nos leva a refletir a importância do trabalho de cada um, para a construção de uma sociedade mais fraterna. A JUFRA nos leva a isso, a caminhar conforme o evangelho, em fraternidade, sempre tendo em mente o que nos ensinou nosso pai São Francisco: "Irmãos comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos”. (Thatiana Melo – Jufra das Chagas) 

É com grande alegria e esperança no coração que escrevo este depoimento pelos 40 anos da JUFRA no Brasil.
A JUFRA – Juventude Franciscana desde sua fundação até os tempos atuais vem crescendo e semeando paz e bem. Jovens comprometidos em servir a Deus, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e aos irmãos, tendo como prioridade seguir os passos de nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis, vivenciando o Sagrado Evangelho de Nosso Senhor e Salvador, num mundo conturbado e indiferente as coisas de Deus. Os 40 anos da JUFRA no Brasil sem dúvida nenhuma marcou sua história definitivamente no cenário Cristão da Igreja Católica no Brasil e no mundo. Para mim que tenho apenas três meses de fraternidade na JUFRA das Chagas – São Paulo foi uma experiência única e marcante em minha vida. Poder celebrar essa grande festa ao lado de muitos irmãos e irmãs de diversas partes do país certamente foi riquíssimos para colher bons frutos e semeá-los onde estivermos.
PARABÉNS JUFRA DO BRASIL, 40 ANOS SEMEANDO PAZ E BEM! (Jânio -  Iniciante Jufra das Chagas/ SP)


A experiência de participar do encontro da Jufra na festa de seus 40 anos no Brasil foi significativa e marcante. Poder testemunhar o vigor e a alegria do carisma franciscano no seio da juventude foi para mim um grande sinal do Espírito Santo! Ver jovens de vários lugares do país se unirem por um mesmo ideal, e terem em Francisco de Assis um exemplo concreto para a vida, e não medirem esforços de longas viagens para se unirem em fraternidade para celebrar um momento tão especial foi um testemunho da força do carisma franciscano que de fato é capaz de encantar! Ver o testemunho de irmãos que se dedicaram de corpo e alma na preparação do encontro, no espírito de serviço, mesmo no cansaço, junto com os que vieram de longe, unidos aos irmãos da OFS, das irmãs e dos frades, foi uma oportunidade para ver a grandeza e a beleza da família franciscana Testemunhar o desejo da JUFRA de viver o compromisso da vida evangélica a exemplo de Francisco, conforme escrito em fraternidade e fixado na Carta de Guaratinguetá, foi presenciar o sopro do Espírito que conduz a muitos por este tão belo carisma que Ele mesmo suscitou e suscita na Igreja. Enfim, participar deste encontro foi um momento de graça, de renovação e de alegria por pertencer a tão bela Família, a família franciscana!(Frei Alexandre Patucci - Assistente Espiritual Regional - São Paulo/SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário