27 de outubro de 2011

Encontro em Aparecida com os Capitulares do Internacional da OFS


Romaria e Festa na Casa da Mãe Aparecida

Paz e Bem !!


Nossa Fraternidade esteve presente nesta grande festa de abertura no dia 23 de Outubro,  do XIII Capitulo Geral da Ordem Franciscana Secular, “ Evangelizados para Evangelizar “ este é o tema e foi destaque nas palavras da ministra geral Encarnacion del Pozo, que falou para todos os irmãos e irmãs da OFS de 112 países e da Jufra, que la estava representada.


Saímos cedo de casa, e no coração já em oração nos dirijamos para casa da Mãe Aparecida. “ Santa Virgem Maria , nossa Senhora Aparecida , mãe de Deus , Rainha dos Anjos, advogada dos pecadores , refúgio e consolação dos aflitos, vem em nossa ajuda e mostra-nos como viver a fé com coragem e confiança em Deus. Intercede para que a nossa conversão ao seu filho surja de uma radical mudança interior á luz do Evangelho...”

Esta foi a oração inicial que rezamos com todos os irmãos e irmãs capitulares da OFS. Foi um Grande encontro abraçamos e conhecemos irmãos de outras fraternidades de outros estados e de outras culturas e línguas. Nossa Ministra Irmã Maria do Nascimento nos acompanhou e esteve com a fraternidade nesta festa. Nossa fraternidade destacou neste encontro com muito alegria a Irma Maria Aparecida Crepaldi , que fez a apresentação dos conselheiros internacionais e da ministra geral . Também nosso irmão Alex Bastos como Secretário nacional da JUFRA, destacou nas suas palavras a alegria dos jovem franciscanos em fazer parte da caminhada e história da OFS.   


A Jufra se destacou participando do encontro, com uma animação no palco do encontro, cantando e dançando músicas franciscanas. Mostrando sua jovialidade e já no clima da comemoração dos 40 anos da JUFRA no Brasil que será no próximo dia 28 a 30 de outubro na cidade de Guaratinguetá e Aparecida do Norte, com jufristas de todo o Brasil.



Após o grande encontro fomos em caminhada para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde celebramos juntos com os romeiros a santa missa. Um estandarte destacava a imagem de São Francisco,  trazido pelos conselheiros e também pelo nosso Ministro Nacional Irmão  Antonio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt. A missa foi presidida pelo Franciscano da OFM, Fr. D. Caetano Ferrari, bispo de Bauru. Concelebrada pelos padres presentes  e também pelo nosso assistente espiritual Frei Agostinho Piccolo que foi conosco nesta grande festa.


Agradecemos a Deus pela oportunidade de rezar na casa da Mãe Aparecida com toda nosso   Ordem Franciscana   Secular.Agradecemos a boa viajem que realizamos e a presença de cada irmão e Irma da nossa fraternidade de São Francisco das Chagas.

“Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vos, filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial. Mãe de nosso santíssimo senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo , rogai por nos com São Miguel Arcanjo e todas as Virtudes do céu e todos os santos junto a vosso santíssimo e dileto Filho, Nosso Senhor e  Mestre. Amém ( São Francisco ) 

 Um Abraço Fraterno !!! 

Romário Oliveira
Formador da OFS das Chagas


FRATERNIDADE PRESENTE NA MISSA DE ABERTURA DO CAPÍTULO GERAL DA OFS



No dia 22 de outubro alguns irmãos da fraternidade participaram da missa de abertura do Capítulo Geral da OFS no Centro Pastoral Santa Fé. A missa foi presidida pelo Cardeal da Arquidiocese de São Paulo Dom Odilo, e co-celebrada pelos vários  assistentes espirituais presentes no capítulo.
Com a homilia em italiano, Dom Odilo falou sobre a missão do Franciscano, sobre o imitar Francisco de Assis. Que o mundo precisa disso, a igreja precisa. 




Após, participamos do jantar com os irmãos de vários países que vieram ao capítulo, este que acontece pela primeira vez fora da Europa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário