22 de novembro de 2011

12° Aniversário da Fraternidade JUFRA DA CHAGAS



São Paulo, 21 de novembro de 2011

Estamos comemorando hoje o 12° aniversário de nossa Fraternidade JUFRA DAS CHAGAS. É com grande alegria que relembramos com este pequeno histórico como tudo começou:

Foi no mês de maio de 1996 que aconteceu o primeiro encontro desta Fraternidade, que na verdade era grupo de jovens na época, que tinha por finalidade descobrir qual a vocação do Jovem, era um grupo vocacional, ainda não tinham a idéia de se fundar uma fraternidade de Jufra. Esta era coordenada pelos irmãos Antonio Joaquim com a ajuda da Ir. Luíza Deodato. Este encontro teve cerca de 80 jovens, sendo que uma parte desse grupo eram jovens do já formado "Grupo TAU", que era coordenado por outros irmãos da OFS. A partir de então as reuniões continuaram acontecendo todos os primeiros e terceiros domingos, das 9h às 17h, logo passou a terminar as 15h. E então tinham formação em todas as reuniões com um frei da TOR, baseado no livro "Francisco, uma vida que questiona". Foi na primeira mini-Gincana promovida pelo Regional da Jufra de São Paulo, que foi também o primeiro encontro do então grupo com o Regional de JUFRA, e se deu a sugestão de se formar uma JUFRA na Fraternidade das CHAGAS (até então só tinha OFS), sendo que já haviam tentado antes, porém não obtiveram êxito. O grupo não desanimou e foram caminhando, sem saber ao certo de toda a organização que se tinha na Jufra, mas sabiam ao certo que era aquele Francisco das formações dadas pelos Freis e irmãos da OFS que eles queriam seguir. Uma galera jovem que adoravam coisas novas e novos desafios. Muitos trabalhos foram realizados antes mesmo de se formar a Jufra propriamente dita. Iniciou-se os teatros, os retiros anuais, formações, participação na OFS, encontros com outros grupos de jovens da Igreja... Estão achando que foi uma mar de rosas?? Quem dera... Passaram por momentos difíceis, muitos acontecimentos que não sabiam como lidar, poxa galera, eles tinham 12, 13... 17 anos, sem uma estruturação firme do grupo, mas continuaram perseverando.



Foi só em 15, 16 e 17 dias do mês de Outubro de 1999, que a primeira turma fez a formação Básica do Jufrista (FBJ) em Sorocaba, entre eles estão Ivo Gonçalves e Maria Aparecida Brito e finalmente no dia 21 de Novembro de 1999 foi solenemente erigida a FRATERNIDADE JUFRA DAS CHAGAS DO SERÁFICO PAI SÃO FRANCISCO, SOBRE O ALTAR DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITENCIA DA CIDADE DE SÃO PAULO No mesmo dia foi feita a eleição do secretariado da fraternidade, e quando tudo parecia ir bem os problemas apareceram, a primeira secretária abandonou o cargo e os irmãos sem muita experiência tiveram que se virar... E quando pensaram ufa agora vai... a formadora teve que pedir afastamento por motivos maiores. E agora?? E mais, ainda não tinham total contato com o Regional de Jufra e com outras fraternidades, só um ano depois que isso veio a ocorrer. Pois bem, os anos se passaram, lutas ganhas, lutas perdidas... Mas tantos risos, como também choros, encontros e desencontros... O tempinho bom hein Cida, Ivo, Alex e Odair!!



Bom, e cá agora estamos 21 de Novembro de 2011... JUFRA DAS CHAGAS renovada, de rostos novos, de povo animado, cheio de vigor do Carisma. Esta é a CHAGAS que eu vejo e sou hoje... Esta é a Chagas que veio se renovando e se renovando... Tantos passaram por esta fraternidade, e hoje nós somos a Fraternidade de Chagas. Que São Francisco, Santa Clara abençoe e interceda por nossa Fraternidade!!

Paz e Bem!  


Paula Brito - Secretária Fraterna
Ivo Gonçalves





Depoimentos:


"Nós irmãos que agora jubilamos nesta data festiva e bela, nos lembramos da responsabilidade de existir uma história a se honrar e outra a se construir" (Ivo Gonçalves- escreveu há uns anos atrás)


"Bom, Jufra das chagas... A fraternidade mais carinhosa, mais fraterna e mais acolhedora de todas... na minha opinião, sem dúvida a melhor fraternidade, de norte á sul do país..." (Gabriel Lima)


"Deus vem abençoado este estilo de vida, a exemplo do carisma de são Francisco de Assis e Clara de Assis, muitos jovens vem abraçando esta causa, este modelo de vida. Viver no mundo sem ser do mundo, transmitir o evangelho sem medo e lutando pelos direitos humanos, causa esta um dos pilares da juventude franciscana, promovendo a paz, o bem e os direitos que como seres humanos possuímos, e que é de nosso direito como filhos e filhas de deus. A todos, toda paz e todo bem! Parabéns fraternidade Jufra das chagas, celebrando 12 anos de muitos trabalhos e conquistas." (Janio Soares)


“É com alegria, que nossa JUFRA das Chagas, comemora mais um ano de fraternidade, nos passos de Francisco e Clara. Como é bom, poder fazer parte de uma família, que durante esses anos, tem vivido com esforço, o evangelho no dia a dia e vivendo o sonho de nossos pais fundadores. A cada dia, queremos ter em mente, que pouco ou nada fizemos, para que continuemos sempre mais buscando essa sede de Deus e levar ao mundo, o verdadeiro significado de vivermos como irmãos, e tornar realidade a construção do Reino de Deus entre nós. (Thatiana Melo)


“Que São Francisco e Santa Clara Abençoem esta fraternidade, que Santa Rosa de Viterbo nos guie e nos mostre o caminho sempre. Povo, amo vcs. PARABÉNS PRA NÓS...” (Paula Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário