20 de outubro de 2011

Capítulo Geral da OFS no Brasil no Estado de São Paulo


No dia 23 de outubro de 2011 teremos o grande encontro em Aparecida entre os capitulares e toda a OFS e JUFRA do Brasil e, eventualmente de outros países que lá se achegarem.
Como o encontro está marcado para as 10.00 hs., recomendamos que os brasileiros/as cheguem ao local às 9.30 para se acomodarem com calma. O local exato do encontro é o auditório Dom Aloizio, ao lado da Basílica.
Neste dia estaremos usando camisetas brancas com a logomarca do Capítulo, do lado esquerdo. O modelo está à disposição de todos que quiserem, em cada Regional, que coordenará este trabalho, mediante encomendas feitas citando a quantidade e especificando a medida das camisetas por parte das Fraternidades. Denize estará entregando um CD para cada Regional, com o logo, inclusive seu significado e a oração do Capítulo para ampla divulgação e fervorosa utilização.




XIII CAPÍTULO GERAL DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR


A Ordem Franciscana Secular existe desde o século XIII. Era antes chamada Ordem Terceira Franciscana e tem seu nome atual desde o Concílio Vaticano II. Sua Regra foi aprovada pelo Papa Paulo VI poucos dias antes de sua morte, em 24 de junho de 1978. Seus membros estão espalhados pelo mundo para atuar nas mais diversas dimensões da atividade humana. Os franciscanos seculares procuram caminhar com a Igreja no meio do mundo, para torná-lo mais justo e fraterno.
A OFS ocupa-se também com a Juventude Franciscana – JUFRA, pela qual sente-se particularmente responsável. Por ocasião deste XIII Capítulo Geral a JUFRA do Brasil estará comemorando seus 40 anos de existência no Brasil.
Este evento de máxima importância para a Ordem Franciscana Secular, terá sua sede pela primeira vez na América do Sul, no Brasil, no Centro Pastoral Santa Fé em São Paulo nos dias 22 a 29 de outubro de 2011.




TEMA: EVANGELIZADOS PARA EVANGELIZAR


"Proclamai-o, pois ele é bom, e exaltai-o em vossas obras; pois comeste intuito ele vos enviou por todo o mundo, para que, por palavras eobras, deis testemunho de sua voz e anuncieis que não há ninguém
onipotente além dele (Carta Enviada a Toda a Ordem, 8-9).


ORAÇÃO PELO CAPÍTULO

"Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração"

Somos filhos de Francisco e, em breve, estaremos reunidos em Capítulo,
vindos de várias partes do mundo, porque queremos vos servir e amar
melhor, Senhor. Fomos chamados a evangelizar e para isto, precisamos por primeiro, sermos nós próprios, evangelizados. Sabemos que o maior evangelizador é o Vosso Divino Espírito Santo, o Ministro Geral da nossa Ordem. Por isso, a Ele recorremos humildemente: Fazei-nos homens e mulheres verdadeiramente evangelizados, a fim de que possamos caminhar alegremente, no meio do mundo, como levedo no meio da massa, trazendo o Evangelho de Cristo no coração, escutando-o na oração e anunciando-o no cotidiano de nossas vidas. Que possamos dar-nos as mãos, como verdadeiros irmãos, olhando e penetrando no coração do próximo, da mesma maneira que Deus nos penetra e envolve com seu olhar.

"Concedei-me uma fé verdadeira"

Que em todas as circunstâncias, sob todas as dificuldades, sejamos sempre capazes de acreditar no amor de Deus e possamos vencer nossos
medos e limitações, lembrando-nos que quando Francisco encontrou o
leproso, venceu a si próprio e deu-lhe seu beijo de solidariedade,
enxergando naquele homem, antes repugnante, a face chagada de Cristo e
assim, o que era amargo tornou-se doce, mudando toda sua vida.

"Concedei-me uma esperança firme".

Para que possamos responder aos sinais dos tempos, tempos em que, ao
invés de catedrais, se constroem templos de consumo, em que a ânsia do
ter aprisiona os corações e nos tira a paz, gerando violência e
corrupção. Que neste tempo em que vivemos, possamos serenamente, sem
falsos moralismos, ter a ousadia de viver o Evangelho na sua
profundidade, conscientes de que a evangelização franciscana sempre
caminhou junto com a educação e a promoção humana, na esperança de um mundo mais justo, fraterno e igualitário.

"Concedei-me um amor perfeito"

Ajudai-nos, Senhor, a aprender o que é o amor, com tamanha intensidade
de experiências e vivências, que a compaixão deixe de ser suficiente e
o amor floresça plenamente. Só vós sois o Amor, um amor tão grande,
que não podemos exprimi-lo em palavras, mas podemos torná-lo
reconhecível através de uma experiência vivida, tocando cada pessoa,
provocando fascínio, encanto e atração.

"A fim de que se cumpra o vosso santo e veraz mandamento"

Que sejamos capazes, diante do mistério de Deus que aparece e nos
toca, de exclamar como Francisco: "Senhor, que queres que eu faça?" E
como ele, sermos fiéis ao chamado, cumprindo a nossa missão de
evangelizados e evangelizadores.
Amém.


(Autora: Sônia Gomes da Silva Bruno, OFS)





Circ. 16/08-14
Prot. N. 2201/10
Roma, 6 de junho de 2010
Solenidade de Corpus Christi


«"Minha carne é verdadeira comida,
E meu sangue verdadeira bebida;
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. »
(Jo 6, 56-57)

Aos Conselhos Nacionais da OFS e JUFRA
Aos Conselheiros Internacionais OFS e JUFRA

Queridos irmãos e irmãs:
O Senhor vos dê a paz!
Hoje, que celebramos a doação de Jesus na última Ceia, o dia da Eucaristia em si mesma, ocasião para crer, amar e adorar, mas também para conhecer melhor a riqueza deste mistério de Jesus que se faz pão vivo para cada um e para o perdão do pecado, pareceu-me um lindo dia para anunciar a celebração do “XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular”.
Terá lugar no Brasil, na cidade de São Paulo, nos dias 22 a 29 de outubro de 2011, no Centro Pastoral Santa Fé. A Presidência do CIOFS, entre as propostas recebidas, elegeu esta, já que será a primeira vez que um Capítulo Geral se celebra na América do Sul, onde a OFS representa mais de uma terça parte de nossa Ordem e a JUFRA também tem uma considerável consistência. Espero que todos gostem da idéia de compartilhar a vida com nossos irmãos e irmãs deste belo e sofrido Continente.
De maneira orientativa, lhes informo que o tema central do Capítulo será: “Evangelizados para evangelizar”, com uma introdução geral sobre o tema e os seguintes sub-temas:
    • Vocação específica para uma missão particular.
    • Construtores de um mundo fraterno e evangélico. (Instrumentos de paz e reconciliação).
Mais adiante poderemos oferecer-lhes informações mais concretas, já que o tema do Capítulo será tratado em profundidade na próxima reunião da Presidência.
Quero adiantar-lhes que no próximo ano a formação permanente oferecida na Página Web estará dedicada ao argumento do Capítulo, para que toda a Ordem se prepare e sensibilize adequadamente para aprofundá-lo e para que suas orientações sejam recebidas com responsabilidade e decisão de aplicá-las a fundo.

Desde este momento os convido a tomar as medidas necessárias para participar no Capítulo, ao qual serão formalmente convocados os Conselheiros Internacionais da OFS e da JUFRA. Consideraremos a presença de algumas das Fraternidades Nacionais Emergentes, que ainda não tenham participado num Capítulo Geral. Também não é demais recordar que, à norma do art. 4.2 do Estatuto FIOFS, as Fraternidades Nacionais Emergentes podem constituir um grupo de países próximos, com características sociais, culturais e religiosas similares, que lhes permita participar com um Conselheiro Internacional próprio, com todos os direitos.
Estejam atentos às comunicações que estarão chegando com informações concretas para a melhor organização do Capítulo. Rogo, a alguns, que sejam criativos para começar já a organizar eventos e atividades que permitam angariar fundos para a participação de cada Fraternidade Nacional neste evento de vida, responsabilidade compartilhada e de fraternidade para nossa Ordem e, a outros, que sejam caridosos para contribuir, como o jovem do Evangelho, os pães e os peixes que, com o milagre do amor, saciem a fome de participar no Capítulo das Fraternidades com mais carências econômicas.
Que Jesus - Eucaristia, seja a razão de nossa vida e suscite em nós o desejo de ser evangelizados para tornar possível nossa missão evangelizadora.
Vossa irmã,

Encarnación del Pozo
Ministra Geral OFS






Nenhum comentário:

Postar um comentário