10 de junho de 2011

OFS realiza encontro com temática ecológica: NOSSA IRMÃ ÁGUA

Prezados irmãos e irmãs,
Paz e Bem!
Rezemos como São Francisco:
Louvado seja, meu Senhor, pela irmã Água,
Que é mui útil, humilde, preciosa e casta.

Nossa Irmã Água


            Tivemos nesse primeiro domingo, dia mundial da ecologia, a palestra de formação sobre a temática proposta pelo Regional “Nossa Irmã Água”, ministrada pela a irmã Sueli Ramos, membro da equipe de formação e responsável pela função de CODHJUPIC (COORDENAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO), um serviço importante e que faz parte do carisma franciscano – Cap. II – Regra e Vida. Praticar o CODHJUPIC é um modo de nos comprometermos com o mundo e com a realidade.
            A palestra se desenvolveu dentro do carisma e da espiritualidade franciscana. Várias ações práticas foram pensadas a fim de se contribuir para uma maior espiritualidade entre os irmãos. Dentre essas ações, podemos citar: a motivação inicial com a participação de todos os irmãos cantando a música “Planeta Água”, de autoria de Guilherme Arantes, a decoração do ambiente, meticulosamente ornamentada com flores e com uma fonte d’água e o encerramento contemplativo e sereno com a realização da “Oração da Água”.
            Procuramos apresentar, a seguir, uma breve síntese de como se realizou a exposição do tema. Discutimos, inicialmente, sobre a origem da água no planeta Terra. Se cerca de 70% do globo terrestre é coberto por água, onde estaria o problema? Por que se faria necessária a conscientização dos irmãos a respeito do uso sustentável e consciente dos recursos hídricos do nosso planeta? Propomos a realização de uma experiência prática: tomemos uma garrafa de 1,5 litros de água e a dividimos como se ela fosse nosso planeta. Desses 1,5 litros, quanto teríamos disponível para consumo humano (água doce)? Teríamos apenas uma gota d’água de toda essa proporção. Seria, então, a quantidade de água doce disponível no planeta o que requer nossa preocupação enquanto fraternidade? Não, mas o descaso, o uso desmedido e sem controle e a poluição exacerbada dos nossos grandes centros urbanos. Podemos ressaltar, inicialmente, alguns dados que impressionam: a) Cerca de 10 milhões de pessoas morrem todo ano por causa do consumo de água contaminada; b) Cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivem sem saneamento básico. O que isso significa? Esses dados apontam que quase metade dos seres humanos continua jogando seus dejetos no meio ambiente sem qualquer tratamento. Nos países mais pobres, uma em cada cinco crianças morre antes dos cinco anos de idade por doenças relacionadas à água.
            A água é uma necessidade primária, direito e patrimônio de todos os seres humanos. Para que serve a água? Em que a utilizamos em nossa vida cotidiana? Procuramos debater com os irmãos e irmãs da OFS em que a nossa irmã água seria fonte indispensável ao nosso bem viver: a) consumo humano (alimentação e higienização); b) irrigação; c) energia elétrica; d) pesca; e) uso industrial; f) lazer; g) uso medicinal
            Após a exposição da importância da água em nosso meio, discutimos formas sustentáveis e de uso responsável de utilização da água em nosso cotidiano.
            Em 22 de março de 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia mundial da água. Não deixemos para tomar providências apenas quando fonte secar, tal como o provérbio chinês: “Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”.     Para consertar o mundo, consertemos primeiramente o homem.

Um abraço fraterno,
Paz e Bem
Sueli Ramos
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário