7 de junho de 2011

CELEBRAÇÃO DE PENTECOSTES - 12 DE JUNHO 2011



Neste ano de 2011, as paróquias da Arquidiocese de São Paulo estão vivendo um profundo processo de avaliação e renovação de sua prática evangelizadora, através do estudo e reflexão da Carta Pastoral "Paróquia, torna-te o que tu és", do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

A juventude é especialmente convidada a também dar a sua contribuição e, para isso, queremos convidá-lo(a) para um momento muito especial de nossa Arquidiocese:


CELEBRAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE PENTECOSTES

Dia 12 de junho de 2011, domingo, às 14h, na Catedral Nossa Senhora da Assunção (Praça da Sé - estação do metrô Sé)

A Celebração terá como lema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7), também tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Madrid, Espanha, de 16 a 21 de agosto de 2011.

A Igreja conta muito com a força dos jovens. A Conferência de Aparecida, realizada em 2007, afirmou: "Os jovens e adolescentes representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e da sociedade, como discípulos e missionários de Jesus Cristo" (DAp, n.443).

E como vocês, jovens e adolescentes de SãoPaulo, poderão ser discípulos-missionários de Jesus Cristo em nossa cidade e no mundo?

Em várias ocasiões e pouco antes de sua Ascensão, Jesus anunciou aos discípulos a vinda do Espírito Santo, o "Consolador", cuja missão consiste em assistir os fiéis, ensinando-os e orientando-os para a Verdade integral. (Cf. Jo 14, 16-17.25-26; 15,26; 16,13).

No dia de sua Ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos, "soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo" (Jo 20,22). O mesmo Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, revestindo-os de uma força que os tornou audazes para anunciar sem medo: "Cristo morreu e ressuscitou!" Livres de todo temor, eles começaram a falar com franqueza (Cf. At 2,29; 4,13; 4,29.31). De homens amedrontados, tornaram-se corajosos anunciadores do Evangelho. Nem os que perseguiam os apóstolos compreendiam como homens "iletrados e plebeus" (Cf. At 4,20) eram capazes de manifestar uma coragem como esta e suportar as dificuldades, sofrimentos e perseguições com alegria. Nada podia detê-los!

A partir de Pentecostes, a Igreja não cessou de irradiar a Boa Nova até os "confins do mundo" (At 1,8). Nós somos os frutos da missão da Igreja, por obra do Espírito Santo, que continua a agir na medida em que nos abrimos à sua força renovadora. Por isso, é importante que cada um de nós O conheça, entre em relação com Ele e por Ele se deixe mover.

E como podemos deixar-nos renovar pelo Espírito Santo e crescer na nossa vida espiritual? A resposta vocês já sabem: pelos sacramentos, porque a fé nasce e se fortalece em nós, sobretudo, através dos sacramentos da iniciação cristã — o Batismo, a Crisma e a Eucaristia —, que são complementares e inseparáveis. (cf. Catecismo da Igreja Católica, nº 1285).

Através dos sacramentos da Iniciação Cristã, o Espírito nos torna filhos do Pai, irmãos de Jesus, membros de sua Igreja, capazes de um verdadeiro testemunho do Evangelho, partilhando com os outros a alegria da fé.

Deixando-se orientar pelo Espírito Santo, cada batizado e crismado pode oferecer a sua contribuição para a edificação da Igreja, graças aos carismas que Ele infunde, porque a manifestação do Espírito é dada a cada um, "para proveito comum" (1Cor 12,7).

Em nosso mundo atual, a Igreja precisa contar com discípulos-missionários de Jesus Cristo que não poupem tempo nem energias para servir ao Evangelho. Pessoas que deixem arder dentro de si o amor de Deus e respondam generosamente ao seu apelo urgente, como fizeram muitos jovens na História da Salvação. Por isso, o Espírito de Jesus hoje convida vocês, jovens, a serem os portadores da Boa Nova aos seus familiares, colegas de escola, amigos e, sobretudo, aos que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar o Amor de Deus como vocês já o fizeram.

Num mundo marcado por injustiças sociais, pela banalização da afetividade e da sexualidade, pela fragilidade da família, desrespeito à vida do planeta e da humanidade, cada um de vocês tenha, com a força do Espírito Santo, a coragem de buscar a santidade e de comprometer-se com a Missão. Contem com a força do Espírito Santo em suas vidas! Sejam santos missionários em nossa cidade!
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA UMA BOA PARTICIPAÇÃO NA CELEBRAÇÃO ARQUIDIOCESANA DE PENTECOSTES

1. Folders para divulgação - Os folders que vocês têm em mãos destinam-se aos crismandos e jovens. Entreguem-lhes para que se sintam pessoalmente convidados.

2. Horário para chegada - O evento será iniciado às 14h. Procurem chegar com antecedência, pois haverá um momento de preparação para a Celebração Eucarística.

3. Alimentação e água - Todos os adolescentes e jovens devem estar alimentados e hidratados antes da Celebração. Lembrem-se de que o jejum eucarístico deve ser feito 1h antes do Momento da Comunhão.

4. Roupas - Recomendam-se roupas leves e confortáveis, porém adequadas a um ambiente de Celebração.

5. Identificação - Procurem todos usar crachás de identificação. Cada grupo poderá também, se desejar, levar bandeiras, faixas e camisetas que o identifique. A criatividade de cada um ajudará a compor um ambiente bonito e agradável.

6. Postura adequada para uma Celebração - Esperamos que a Celebração de Pentecostes seja uma grande festa. Porém, durante a Missa, o clima deve ser de respeito, participação e oração. Todos deverão estar conscientes disso e colaborar para a formação de um ambiente festivo, respeitoso e próprio de uma Celebração.

7. Acompanhamento do grupo - Os catequistas e responsáveis pelos grupos de crismandos, adolescentes e jovens deverão permanecer sempre com o grupo, acompanhando-o e orientando-o para uma postura adequada na Celebração, coibindo possíveis atitudes de desrespeito e movimentações desnecessárias durante a Missa.

8. Eventuais dificuldades ou esclarecimentos durante a Celebração - Entre em contato com a Equipe de Apoio ou representantes de sua Região Episcopal, que estarão devidamente identificados no evento.

9. Maiores esclarecimentos antes do evento - No Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, pelo telefone 3826-0133, no ramal 231 ou pelo endereço eletrônico pastoral.arquid.sp@terra.com.br


Aguardamos vocês!

Sejam bem-vindos!

Equipe Organizadora da Celebração de Pentecostes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário