10 de novembro de 2010

Missa na Sé marca Dia Nacional da Juventude



Milhares de jovens participaram da comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2010 na Arquidiocese de São Paulo. No início da tarde deste domino, 7, houve uma concentração no Pátio do Colégio, com a animação de grupos musicais. Os jovens foram acolhidos com uma reflexão artística sobre o tema do DNJ deste ano, "Celebrando a memória e festejando a história", que destaca os 25 anos de realização do dia dedicado à juventude no Brasil, além do lema, "Juventude - Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência", referindo-se à violência e ao extermínio de jovens no país.

Em seguida, os jovens marcharam em direção à praça da Sé, onde foi celebrada uma missa campal, presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por bispos auxiliares e padres.

Na homilia, dom Odilo que o evento era oportunidade de todos clamarem pelo fim de todo tipo de violência contra o ser humano, sobretudo contra os jovens. Ele destacou que a juventude é o "rosto jovem da Igreja" e, por isso deve ser acolhida incentivada a participar cada vez mais da vida eclesial.

O cardeal também destacou que em agosto de 2011 acontece a Jornada Mundial da Juventude, em Madri, Espanha, com a presença do papa Bento 16. Ele incentivou os jovens da Arquidiocese para que participem dos encontros preparatórios da jornada, bem como a enviarem representantes das comunidades e movimentos da Arquidiocese para o evento. Ele também lembrou que também lembrou que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada no Brasil (falta apenas confirmar se será em (2010 ou 2014).

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar na Região Sé e referencial para o Setor Juventude, organizador do DNJ na Arquidiocese, encorajou os jovens a se comprometerem com a missão evangelizadora na cidade de São Paulo. No final da missa, dom Odilo e os demais bispos abençoaram e enviaram os jovens em missão.

Redação Setor de Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário