10 de novembro de 2010

Eu coloquei você como luz para as nações!


Com o tema "Conversão e Missão - Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19) a fraternidade JUFRA DAS CHAGAS do Seráfico Pai São Francisco realizou seu VI retiro anual, nos dias 05, 06 e 07 de novembro. Houve a participação dos irmãos da fraternidade de JUFRA do Valongo-Santos: Leonardo Augusto e Douglas Nascimento.

Iniciado com uma boa acolhida na Casa de São Francisco de Assis, os irmãos experienciaram, alguns pela primeira vez, momentos de oração, reflexão, formação e partilha. Observando a temática de "ser sal da terra e luz do mundo" - missão de todo batizado que quer viver a palavra de Deus em sua vida. Não se acende uma luz para guardar e sim para que ilumine aonde estiver. Durante o retiro Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM (Assistente Espiritual) esteve presente e partilhou conosco o tema: Conversão e Missão. Refletindo sobre a conversão de cada um que consiste em um processo diário. Acentuando o ser missionário, ir além e anunciar a palavra. Començando por nós mesmos.

Irmão Leonardo trouxe a temática Missionaridade da JUFRA. Questionando a participação e o compromisso com a JUFRA, o que nos motiva a continuar com a missão de sermos jovens evangelizadores, já que nossa missão é no mundo. "Ao mundo cabe a nos salvarmos, ou perdemo-nos com ele" (Manisfesto da Jufra). Dinamizando com uma partilha entre os irmãos sobre diversas questões que permeiam nossa vida de jufrista e em fraternidade.
Os momentos mais intensos de oração e recolhimento foram o deserto - com destaque para a reflexão individual da nossa missão e o que diz a Palavra:
 Eu coloquei você como luz para as nações.  

Um momento característico de missão foi a participação na Santa Missa da Paróquia Santa Angela e São Serapião, pela participação preparada como ação concreta do retiro. Levamos a mensagem da juventude franciscana para esta comunidade e nos organizamos para levar alguns idosos que moram na Casa São Francisco. Para a acolhida foi entregue aos jovens uma fita branca. Simbolizando que a juventude precisa e quer paz, observando a temática do DNJ - Juventude em Marcha contra Violência, ao final foi entregue uma lembrança e convite para conhecer a JUFRA.

Foram dias de intensa fraternidade e espiritualidade. Sendo este o vigor de nosso carisma franciscano. Como irmãos crescermos na fé e na vivência do Santo Evangelho, pois tua


PALAVRA É LUZ QUE ILUMINA OS NOSSSOS CAMINHOS, E NOS ENVIA PARA A MISSÃO.

"Cantar o canto ensinado por Deus
com poesia ensinar nossa fé.
Plantar no chão, cultivar o amor
como poetas que querem sonhar.
Ao realizar o que o mestre ensinou
viemos cear, restaurar coração
Fonte de vida no altar a brotar, a nos alimentar..."
No domingo fizemos a Hora Santa e recebemos a benção do Santissimo Sacramento. Ao término nos dirigimos para participar do DNJ - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE na Praça da Sé -  organizado pelo Setor de Juventude da Arquidiocese de São Paulo com a missa celebrada por Dom Odilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário