23 de outubro de 2010

São Frei Galvão - 1° Santo Brasileiro é Franciscano


FREI GALVÃO - O MISSIONÁRIO

A Ordem franciscana desde suas origens, vive o carisma missionário. Francisco, para levar o anúncio da Boa Nova, deixa o centro de Assis, deslocando-se para a periferia; deixa a cidade para pregar em outras cidades da Itália e, por fim, deixa o país para dirigir-se a outros países da Europa e da África, tão apenas para tornar o Cristo conhecido e amado.

Há mais de 200 anos, frei Galvão também viveu profundamente esta dimensão missionária, sobretudo no sul e sudeste do Brasil, mormente Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele encarnou o desejo de Francisco de Assis: “Para isto Jesus vos enviou ao mundo: para que por palavras e obras, deis testemunho de sua voz e a todos façais saber que não há outro Onipotente senão Ele” (Carta a toda Ordem 9).

Frei Galvão encarnou este desejo de Francisco e evangelizou por sua vida, palavras e testemunho, sendo um autêntico missionário.

Frei Galvão, neste seu ardor missionário, esteve sempre aberto, disponível e sensível aos anseios do ser humano e demonstrava preocupação pela sua salvação. Ele não fez senão semear, plantar, regar e colher na seara do Senhor, cooperando na expansão e dilatação do Reino de Deus em terras brasileiras. Não é em vão que o Santo do Brasil é chamado o "Apóstolo da Caridade e da Paz". A busca deste homem de Deus era a aproximação dos homens entre si, provocando a reconciliação, libertando das divisões, derrubando muros de separação, construindo a paz e a fraternidade.
Ele, no seu caminhar pobre, fraterno e itinerante queria estar junto ao povo, caminhar com ele, sentir seus problemas e levar-lhes o anúncio da Boa Nova. E assim, na simplicidade, no desapego e na oração evangelizava pelo testemunho, pela presença, pela solidariedade e pelo serviço.

Assim, percebemos o vigor missionário deste nosso Santo, que segundo o exemplo e vontade de Francisco de Assis, viveu o carisma missionário em nosso país, tornando-se ele o primeiro Santo brasileiro, para a glória de Deus e para o bem a Igreja.
 

Novena à Santíssima Trindade para alcançar graças pela intercessão do glorioso Frei Galvão

Reze durante 09 dias a Oração da Novena à Santíssma Trindade:


".... Santissima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos beneficios que me fizestes. Peço-vos, por tudo que fez e sofreu o vosso Venerável Frei Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém..."


Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai, e tomar 3 Pílulas do Frei Galvão, da seguinte maneira:
- A primeira pílula tome no primeiro dia da novena
- A segunda pílula tome no quinto dia da novena
- A terceira pílula tome no último dia da novena, ou seja, no nono dia.

As pílulas de Frei Galvão

Esclarecimentos sobre as pílulas de Frei Galvão.


O que são as “Pílulas de Frei Galvão”?
Não são remédios de farmácia, mas pílulas devocionais. Tomadas com fé e com conversão de coração, podem servir como um sinal sacramental. O sacramental sempre se relaciona com Cristo, Maria ou com os Santos como medalhas, imagens ou terços, por exemplo.

Como surgiram essas “Pílulas”?
Nasceram do grande amor, zelo e caridade que Frei Galvão tinha para com os doentes. Um dia, não podendo visitar um jovem que estava com dores tremendas, escreveu em um pedacinho de papel uma invocação à Virgem Imaculada e disse ao portador: “Leve ao enfermo e diga-lhe para tomar isso como fé e devoção a Maria”. Daí aconteceu a cura. Mais tarde fez a mesma coisa para uma senhora em perigo de vida no parto. Ela e o filho se salvaram. Desse pedacinho de papel se originaram as “Pílulas”.

O que Frei Galvão escrevia nos pedacinhos de papel?
Post partum, Virgo, inviolata, permansisti; Dei genitrix, intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta, Mãe de Deus, intercede por nós.
Até hoje é a frase usada nas “pílulas”!

Como as pílulas devem ser tomadas?
Junto com a Novena, rezada durante 9 dias, toma-se três pílulas: no 1o dia, no 5o dia e no último dia da Novena.

O fato de tomar as pílulas dispensa a ida ao médico?
De jeito nenhum. Em caso de doença, nunca deixe de procurar o médico e seguir as suas recomendações. As curas alcançadas com o uso das pílulas de Frei Galvão são curas extraordinárias, que dependem da vontade de Deus e da nossa fé inabalável no Senhor.

Fonte: Pró Vocações e Missões Franciscanas


Nenhum comentário:

Postar um comentário