14 de outubro de 2010

ENCORJUFRA 2010 - Fraternidades de JUFRA protagonistas em São Paulo

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro deste ano aconteceu, na Cidade de Bebedouro, o EnCORJUFRA -  Encontro e Congresso Regional da JUFRA de SP. Com o tema “Jufrista, protagonista da sua própria história” fomos convidados a juntos, todas as fraternidades do regional sudeste 3 da JUFRA, trabalhar para a efetiva realização deste congresso que tinha o objetivo de ser um grande encontro em que as fraternidades se envolveriam umas com as outras. Estiveram presentes aproximadamente 70 irmãos que vieram de várias partes do Estado de São Paulo, onde nos reunimos como família regional, e participamos de vários momentos decisivos, para as nossas fraternidades. 


A fraternidade JUFRA das CHAGAS chegou ao congresso na madrugada do sábado, sendo muito bem recepcionada pelos irmãos da fraternidade Nova Geração FrancisClariana de Bebedouro sede do congresso. Apesar do adiantado da hora e do cansaço da viagem fomos convidados a fazer um lanche e, em seguida, impulsionados pela vibração e alegria de reencontrarmos nossos irmãos de Bebedouro, (bem como das outras fraternidades que ali já estavam) fomos participar dum momento de convívio.


Pela manhã, já achegados a maioria das fraternidades iniciamos as atividades com uma belíssima oração da manhã envolta dum pequeno lago, no bosque do educandário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dirigida pelo assistente espiritual do regional Frei Carlos, TOR.


Após o café e o convívio da manhã foi dado início pela Irmã Nayla Faria de Sá, Secretária Fraterna Regional ao Congresso com a composição da mesa dos membros do secretariado regional e o irmão Lauro, OFS delegado da ministra regional da OFS Denise Gusmão. Após Irmão Mateus Agostini, Subsecretário de Ação Evangelizadora do regional nos apresentou o tema do nosso congresso avaliativo: Jufrista protagonista de sua própria história, fazendo-nos refletir que somos nós que dirigimos a nossa caminhada (os protagonistas), envoltos por um carisma que escolhemos porque com ele nos identificamos e somos chamados.


Alimentados e impulsionados por essa boníssima reflexão do irmão Mateus trabalhamos durante todo o dia, quer seja na elaboração da marcha pela cidade de Bebedouro que realizamos ao fim do dia, quer seja nos trabalhos de avaliação e projeção do regional Sudeste 3.


Durante o encontro, também podemos participar duma gincana onde envolveu todos os irmãos, um momento muito alegre e festivo, no qual não houve ganhador, mas somente participantes. Na mesma alegria a irmã Nayla nos presenteou com uma engraçada apresentação teatral, por ela apresentada, no qual mostrava “os desafios da comunicação” e a importância de mantermos nos como seres comunicantes. Contamos também, num dos momentos de convívio, com apresentações artísticas, jograis, e brincadeiras elaboradas pelas fraternidades participantes, isso porque os JUFRISTAS ali presentes eram os protagonistas do congresso e não meros participantes!


Como Franciscanos saímos em caminhada em louvor aos direitos da Juventude no mundo de hoje, clamando pela natureza, como Francisco sempre fez, principalmente no momento de sua passagem para a vida eterna. A política que cada vez mais necessita da responsabilidade e consciência dos nossos irmãos, principalmente os mais jovens, que muitas vezes não sabem o por que vão votar. Também rezamos, pedindo forças pela nossa família, a Família Franciscana, que mesmo com problemas, dificuldades, e falta de vocações lutam por todas as injustiças. Foi uma caminhada bem alegre e que quando passava nas ruas, o nosso ardor JUVENIL, dava uma energia muito grande para as pessoas.



Encerramos o Encontro Congresso com chave de ouro, na medida em que as fraternidades foram convidadas a participar do casamento da nossa irmã Hortênsia e Alexsandro Padilha, jufrista da fraternidade de Bebedouro, que ocorreu no último dia do congresso (10/10/2010). Que Deus abençõe a formação de uma nova família.

Hortênsia e Alexsandro Padilha

Foto oficial

Fomos embora após o especialíssimo almoço de domingo, ficando na despedida, nos beijos e abraços a sensação que são esses momentos que nos alimentam e nos dão forças fazendo-nos caminhar firmemente num carisma tão expressivo, o carisma francisclariano.

ABRAÇO COLETIVO


Irmãos, voltemos para nossas fraternidades locais mais alimentados do espírito fraterno para que cada vez mais caminhemos para que juntos possamos ter um só coração e uma só alma!

O próximo CORJUFRA - este eletivo, já tem data marcada, será em abril do ano de 2012 na cidade de São José do Rio Preto. Todos nós protagonistas desta história estaremos lá em fraternidade. Por tudo Deus seja louvado!A todos toda paz e todo o bem!



Rafael Barbosa
Secretário Fraterno
JUFRA DAS CHAGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário