8 de setembro de 2010

Retiro da Ordem Franciscana Secular e JUFRA das Chagas

Dias 04 e 05 de Setembro de 2010 na Casa São Francisco de Assis

“Façam da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir” (Regra da OFS,8)

Nosso retiro teve início no sábado na capela da Casa de S. Francisco, um grupo de irmãos da OFS e a JUFRA dedicaram o primeiro momento de oração a nossa senhora na oração da Coroa das sete Alegrias de N. senhora. A antífona de entrada (22ª semana Comum, Nossa senhora -2, Sábado) foi um convite à abertura orante deste encontro, “Bendita sois, virgem Maria , que em vós trouxestes o criador do mundo. Geraste aquele que vos fez e permaneceis virgem para sempre”.
Cada mistério cantamos canções de nossa senhora e nos aproximávamos dos irmãos que chegavam para nosso retiro. No segundo momento da tarde, rezamos com Frei Agostinho Piccolo, OFM que nos fez refletir profundamente a respeito dos sacramentos e de modo especial sobre o perdão na vida do franciscano. Suas parábolas sempre atualizadas provocaram uma relação espiritual com nossa vida, no trabalho, na família e na comunidade. Em resposta a esse momento, alguns irmãos teceram depoimentos sobre a vida diária e sobre o agir franciscano em relação ao perdão. Depois de profunda oração, chegou o momento de alimentar o corpo com o jantar fraterno. O momento fraterno foi importante. Os irmãos cantaram, conversaram e estiveram próximos, numa experiência simples de estarem juntos, num momento muito próprio do franciscanismo. Cristo: é o centro da fraternidade. É ele que nos reuni e nos faz sentir irmãos, levando-nos a nos amar como irmãos.

“Cristo...é o livro no qual os irmãos, à imitação de Francisco, aprendem o porquê e o como viver, amar, e sofrer”(CCGG10).
Neste clima fraterno, alguns irmãos ficaram para pernoitar na casa com os irmãos idosos e irmãos da JUFRA, uma noite de calor, estrelas e bom humor. Criou-se uma roda de irmãos para o recreio. Um bom lanche acompanhava o momento. Uma brincadeira da “barata” foi o destaque da noite, motivo de risos e agitação no grupo e claro uma ponte para o momento fraterno. Concluímos a noite com a oração na capela OFS e JUFRA com os irmãos do conselho nacional da JUFRA que também estavam reunidos nesta casa.
No domingo, uma supressa: a noite de calor foi transformada pela mãe natureza numa manha fria e com garoa. “Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso nome;...”. A oração da manha (Oficio dos Pai-nosso meditado), rezamos e agradeçemos pelo dia que iniciava, um momento de reencontro para continuar a caminhada de oração. Após o café, um clima de espiritualidade voltado para eucarístia foi surgindo no encontro de vários irmãos que chegavam para este momento.



“A eucarístia é o centro da vida da igreja. Nela, Cristo nos une a si e entre nós como um único corpo. Por isso, seja a eucaristia o centro da vida da fraternidade; participem os irmãos da eucaristia com a maior freqüência possível, lembrando do respeito e do amor de São Francisco, que na Eucarístia viveu todos os mistérios da vida de Cristo” (cf. Regra da OFS 8; CCGG 14,2).
Presidida pelo Frei Agostinho e Frei Alvaci Mendes da Luz, a missa teve o destaque do mês da Bíblia (Lc,25-33 o evangelho do dia “sejamos sábios, segundo Jesus com radicalidade”) e a oração pelo dia do assistente espiritual da OFS e da JUFRA. Os freis foram homenageados no término da missa.

O nosso retiro foi presenteado, ainda pela manhã, por uma bela palestra e reflexão sobre vida de São Luiz Rei de França (Padroeiro da OFS, celebrado em 25 de Agosto) e a santidade, realizada pelo Ir. Edmilson Soares,OFS. Concluímos o retiro com o almoço e mais um momento fraterno entre OFS e JUFRA. Em todos os momentos, esteve presente conosco a ministra Ir. Maria do Nascimento,OFS que de forma silenciosa, rezou e se empenhou para que esse momento tão importante para OFS das Chagas fosse realizado. Agradecemos a Deus pela nossa fraternidade e, assim, fortalecidos na fé, continuemos nossa caminhada de irmãos e irmãs franciscanos seculares.
Paz e Bem!


por Romário Freitas
(formando da OFS das Chagas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário