23 de julho de 2010

Mensagem Ministro Nacional da OFS do Brasil



Com muita alegria e empenho, o Conselho Nacional do Brasil acolheu recentemente a confirmação do Conselho Internacional da aprovação do Brasil, cidade de São Paulo (SP), como sede do XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular, com o tema “Evangelizados para Evangelizar”. Motivo também de alegria e motivação para todas as fraternidades que compõem nossa família nacional, que recebe tal decisão com espírito fraterno e de comunhão recíproca, pois a participação de todas as fraternidades nacionais do mundo todo expressará a união orgânica de toda a Ordem.

Como bem sabemos, o Capítulo é um momento muito importante para a vida franciscana de nossas famílias. Em nome do Senhor, celebramos a vida de fraternidade, que é animada pelo Espírito Santo. Tratamos das coisas que se referem a Deus; o que for útil e bom para nossa vida, reconhecendo que o Senhor revela o que é melhor para nós, através da participação dos irmãos e irmãs, para o bem da vida espiritual que abraçamos ao entrar na Ordem, tais como: a vivência da palavra de Deus, sua pregação; a legislação da Ordem; eleições dos ministros; na partilha; confraternização; no envio de missionários; no conforto mútuo etc. Com a participação dos capitulares, que serão chamados a manifestarem, deliberarem, decidirem, sugerirem e votarem, novo impulso do Espírito será dado a toda Ordem Franciscana Secular para uma vivência do Evangelho e de sua propagação, regra e vida de todos aqueles que querem seguir a Jesus Cristo do jeito de São Francisco de Assis.

Os franciscanos seculares do Brasil são chamados a participarem, de vários modos, da organização deste Capítulo Geral. Com muito zelo, nossos Irmãos e Irmãs do Sudeste III, que abrange o Estado de São Paulo, assumiram a coordenação organizativa de serviço do Capítulo. Mais de perto estão envolvidos o irmãos Rosalvo Gonçalves Mota como Coordenador Geral; as Irmãs Bernadete Mesquita e Denise Marum; da parte do Conselho Nacional participam o Ministro Nacional e o Conselheiro Tesoureiro; como representante da Presidência do Conselho Internacional faz parte a Irmã Maria Aparecida Crepaldi, além de inúmeros outros irmãos e irmãs que não se deixam vencer em generosidade e já se dispuseram a trabalhar para a melhor acolhida e suporte à programação do nosso Capítulo Geral. Mas todos os irmãos e irmãs do Brasil poderão ajudar de várias formas para a realização do Capítulo: regionais, fraternidades locais e cada irmão e irmã deverão contribuir para esse fim. O Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular é responsabilidade de todos nós.

Sendo que o Capítulo é momento de graça, pois nos possibilita avaliarmos, decidirmos, programarmos a vida de toda a Ordem, não nos caberá somente o apoio material e do serviço para sua realização, mas a contribuição de vida franciscana que já testemunhamos no Brasil. O Conselho Internacional solicitou a participação de alguns Irmãos, que já dão testemunho de “Evangelizados que Evangelizam” por sua vida e obra, participarão de mesa redonda, onde exporão suas realidades de vida. E já que teremos sua realização no Brasil, creio que suas decisões e efeitos serão logo sentidos por nossa fraternidade nacional; principalmente pela temática proposta: “Evangelizados para Evangelizar”, reafirmando em nós o que desde os primórdios é fundamental em nossa vida franciscana: viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o centro de sua vida com Deus e com os homens... passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho. (Regra da OFS, art. 4).

Quero, desde já, agradecer a todos que, por amor à vida franciscana, contribuirão para a realização deste Capítulo, em especial aos nossos irmãos os frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que contribuirão com sua participação na tradução, ou mesmo em outras atividades.

Na alegria franciscana de podermos estar juntos para celebrar nossa vida, toda a Fraternidade Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil, com santo orgulho, espera com fraterna expectativa, a chegada da data da realização do XIII Capítulo Geral de sua Ordem.

No pai seráfico Francisco, mãe Clara, nossa saudação fraterna de Paz e Bem a todos.

Antonio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt,
Ministro Nacional da OFS

ABAIXO O COMUNICADO OFICIAL



Circ. 16/08-14
Prot. N. 2201/10
Roma, 6 de junho de 2010
Solenidade de Corpus Christi

«"Minha carne é verdadeira comida,
E meu sangue verdadeira bebida;
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. »
(Jo 6, 56-57)


Aos Conselhos Nacionais da OFS e JUFRA
Aos Conselheiros Internacionais OFS e JUFRA


Queridos irmãos e irmãs:
O Senhor vos dê a paz!

Hoje, que celebramos a doação de Jesus na última Ceia, o dia da Eucaristia em si mesma, ocasião para crer, amar e adorar, mas também para conhecer melhor a riqueza deste mistério de Jesus que se faz pão vivo para cada um e para o perdão do pecado, pareceu-me um lindo dia para anunciar a celebração do “XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular”.

Terá lugar no Brasil, na cidade de São Paulo, nos dias 22 a 29 de outubro de 2011, no Centro Pastoral Santa Fé. A Presidência do CIOFS, entre as propostas recebidas, elegeu esta, já que será a primeira vez que um Capítulo Geral se celebra na América do Sul, onde a OFS representa mais de uma terça parte de nossa Ordem e a JUFRA também tem uma considerável consistência. Espero que todos gostem da idéia de compartilhar a vida com nossos irmãos e irmãs deste belo e sofrido Continente.

De maneira orientativa, lhes informo que o tema central do Capítulo será: “Evangelizados para evangelizar”, com uma introdução geral sobre o tema e os seguintes sub-temas:

◦Vocação específica para uma missão particular.
◦Construtores de um mundo fraterno e evangélico. (Instrumentos de paz e reconciliação).

Mais adiante poderemos oferecer-lhes informações mais concretas, já que o tema do Capítulo será tratado em profundidade na próxima reunião da Presidência.

Quero adiantar-lhes que no próximo ano a formação permanente oferecida na Página Web estará dedicada ao argumento do Capítulo, para que toda a Ordem se prepare e sensibilize adequadamente para aprofundá-lo e para que suas orientações sejam recebidas com responsabilidade e decisão de aplicá-las a fundo.

Desde este momento os convido a tomar as medidas necessárias para participar no Capítulo, ao qual serão formalmente convocados os Conselheiros Internacionais da OFS e da JUFRA. Consideraremos a presença de algumas das Fraternidades Nacionais Emergentes, que ainda não tenham participado num Capítulo Geral. Também não é demais recordar que, à norma do art. 4.2 do Estatuto FIOFS, as Fraternidades Nacionais Emergentes podem constituir um grupo de países próximos, com características sociais, culturais e religiosas similares, que lhes permita participar com um Conselheiro Internacional próprio, com todos os direitos.

Estejam atentos às comunicações que estarão chegando com informações concretas para a melhor organização do Capítulo. Rogo, a alguns, que sejam criativos para começar já a organizar eventos e atividades que permitam angariar fundos para a participação de cada Fraternidade Nacional neste evento de vida, responsabilidade compartilhada e de fraternidade para nossa Ordem e, a outros, que sejam caridosos para contribuir, como o jovem do Evangelho, os pães e os peixes que, com o milagre do amor, saciem a fome de participar no Capítulo das Fraternidades com mais carências econômicas.

Que Jesus - Eucaristia, seja a razão de nossa vida e suscite em nós o desejo de ser evangelizados para tornar possível nossa missão evangelizadora.

Vossa irmã,

Encarnación del Pozo
Ministra Geral OFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário