3 de junho de 2010

FESTA DE CORPUS CHRISTI



As pessoas reúnem-se em volta da mesa em diversas circunstâncias. Ao redor da mesa se discutem problemas, se celebram vitórias, se partilha a amizade e o carinho. As famílias, os povos e os amigos encontram-se e partilham a vida e os desafios ao redor da mesa.
É tratados importantes ao redor da mesa, as pessoas divertem-se sentados à mesa, para jogar ou para conversar com os amigos.
As leituras de hoje convidam-nos a sentarmo-nos à mesa com Deus. Ele preparou e quer oferecer-nos gratuitamente um alimento diferente que sacia a nossa fome de vida, de felicidade e de eternidade.
No Evangelho, Cristo realiza um milagre grandioso – Multiplica os pães.
Jesus vê a fome e busca na comunidade a solução do problema – Jesus ordena aos seus discípulos: “- Dai-lhes vós mesmos de comer!”
Ainda hoje Jesus pede a todos e a cada um dos seus discípulos: - Dai-lhes vos mesmos de comer… o pão da alegria, o pão do apoio, o pão da esperança…
Jesus no evangelho ensina como dar resposta às maiores dificuldades: Recolhe “os cinco pães e dois peixes” recita a bênção e manda partilhar… O segredo maior para resolver todos os problemas é PARTILHAR. Não basta pedir a Deus que resolva os problemas do mundo… não basta apontar o dedo a Deus quando algo no mundo não está bem. Falta cada um de nós fazer a sua parte, comprometer-se seriamente com a exigência da partilha.
Deus é dono de tudo, e tudo nos deu para que usufruíssemos desses dons da melhor forma. Sejamos capazes de partilhar mesmo as coisas mais simples… seja um sorriso, uma atenção, uma palavra amigo ou de incentivo.
Deus convida-nos a todos para o seu Banquete do reino, e convida de forma especial e em primeiro lugar os que não têm mesa, nem paz no coração.
Este textos evangélicos convidam-nos a sentarmo-nos à mesa com Jesus… é o que fazemos todos os domingos ou todas as vezes que participamos na EUCARISTIA.
Sentar-se à mesa com Jesus é comprometer-se com a dinâmica do Reino e é assumir a lógica da partilha, do amor e do serviço generoso e desinteressado aos outros.
Celebrar a Eucaristia (viver a eucaristia) não é chegar de braços cruzados e partir de mãos nos bolsos… celebrar a eucaristia não é simplesmente cumprir um rito, um hábito para silenciar a consciência. Celebrar a Eucaristia é comprometer-se com a dinâmica do Reino, é assumir a lógica da partilha, do amor e do serviço concreto ao próximo. Celebrar verdadeiramente a Eucaristia “obriga-nos” a lutar contra as desigualdades, a exploração as injustiças.
Celebrar a Eucaristia é querer sentar-se à mesa com Jesus… partilhar com Ele as nossas inquietações e segredos e ansiar descobrir os caminhos que Ele para nós quer traçar.
Celebrar a Eucaristia é desejar tornar Jesus presente no Mundo, fazendo com que o seu Reino se torne uma realidade viva e eficaz na história.

Fonte: Poço da palavra Frei Gilson, OFM cap. (Cabo Verde-África)

Nenhum comentário:

Postar um comentário