12 de abril de 2010

ENCONTRO VOCACIONAL

O dia tão esperado pelos irmãos da fraternidade Jufra das Chagas chegou e foi concretizado com grande alegria e bençãos de Deus, neste dia da Divina Misericórdia.
Fizemos o Encontro Vocacional no dia 11*abril*2010, com a presença de mais de 40 jovens. Contamos também com a participação do grupo de jovens São Francisco da Paróquia e Santuário São Francisco e a participação da irmã Ministra da OFS das Chagas, Maria Nascimento, além das irmãs da OFS que nos ajudaram e muito na cozinha e preparo das refeições.
Um dia cheio de alegrias, risos, emoções, partilha, sentido de fraternidade, dinâmicas e como o Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM (assistente espiritual) ressaltou... sentimos a PRESENÇA DE DEUS EM NOSSO MEIO, sem dúvida alguma.

Através dos temas palestrados pelo Frei Alvaci, OFM, onde apresentou a busca do jovem Francisco de Assis com o questionamento que fazia constantemente: "SENHOR QUE QUERES QUE EU FAÇA?"; irmão Alex Sandro Bastos, Secretário Nacional da JUFRA do Brasil frizou as Ordens Franciscanas que o próprio Francisco criou. Destacando o que é a JUVENTUDE FRANCISCANA - JUFRA, "um movimento de jovens espalhado por todo o mundo e ligado a terceira Ordem Franciscana fundada por São Francisco em 1221". Somos jovens que vivendo em sua realidade, são diferentes e buscam a transformação do mundo, sendo instrumentos de PAZ. Logo em seguida apresentamos um teatro de cordel "Os bichos tinham razão" - muito divertido. (veja no OFStube)

Com a reflexão sobre a "Carta aos Jovens de João Paulo II - Precisamos de Santos", houve várias apresentações de teatros, estas que demonstraram a consciência dos jovens participantes quanto as diferentes situações diárias comuns para a juventude e o testemunho de nós jovens Cristãos. Todos participaram com muito talento e vontade. (vejam os vídeos no OFStube).

A animação musical, contou com vários irmãos(ãs) talentosos que alegraram e levantaram a galera com cantos animados e de reflexão, proporcionando assim uma maior interação e cantando rezamos duas vezes ao nosso Senhor Deus.
"Meu tesouro, minha herança, meu Supremo Bem Nem tribulações nem dor podem nos separar E jamais irão romper o que o amor selou Hoje livre sou"
As dinâmicas interativas fizeram com que o encontro fosse também informativo e mais divertido. E através do trecho do Evangelho de São João "Estar no mundo sem ser do mundo", Frei Alvaci, OFM refletiu que a todo tempo somos questionados e nossas respostas são individuais e irão direcionar a nossa vida. Com a letra da música:
"Somos nós que fazemos a Vida Como der, ou puder, ou quiser..."
Finalizamos com chave de ouro este dia abençoado com a Celebração Franciscana e a Santa Eucarístia entregue a cada um pelo nome. Sinalizando que Deus conhece-nos e nos chama pelo nome. Ao final apresentamos um vídeo vocacional da fraternidade... E você?? Quer ser um Jovem Franciscano? (lindíssimo - veja no OFStube). Durante todos os momentos de preparação para o Encontro houve o envolvimento e a dedicação de cada irmão(ã), para que o objetivo de divulgar o Carisma do Jovem Franciscano fosse alcançado. Parabéns a todos os que participaram e efetivamente fizeram deste dia histórico em nossas vidas e em nossa fraternidade, para honra e glória de Deus, nosso Senhor!
DEPOIMENTOS:
"Foi um dia muito maravilhoso, no qual podemos transmitir a nossos queridos convidados um pouco do carisma franciscano, do carisma da JUFRA. E sentimos neles a vibração juvenil, a alegria, a vontade de participar daquele momento fraterno único, no qual nós jufristas sempre fazemos questão de vivênciar. Nossa mensagem foi transmitida, viver em comunhão com os valores franciscanos da alegria, do minorismo, do fraternismo e indispensavelmente, inseridos no mundo!! Aqui meus agradecimentos a todos os participantes deste encontro no qual a presença do Cristo esteve presente e isso pudemos sentir indubitavelmente!"
Rafael Brabosa Subsecretário de Ação Evangelizadora, JUFRA das Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário