25 de setembro de 2012

Fraternidade das Chagas presente na 31ª Jornada Franciscana


Aconteceu no último dia 23/09/12 no Colégio Nossa Senhora Aparecida em Moema, a 31ª Jornada Franciscana. Esse encontro reúne os religiosos, seculares (OFS) e simpatizantes de São Francisco.  Começamos com a liturgia Eucarística presidida pelo Frei José Antonio Cruz Duarte, OFM, presidente da FFB-SP que na homilia fez-nos meditar nos passos do seguimento a Jesus e de como abraçar o Reino de justiça, de serviço, de desapego para encontrar-se com Jesus pobre, casto e obediente.

A reflexão do Tema: Santa Clara de Assis e de hoje – Caminho de unidade num olhar feminino, foi tratado de maneira, simples, objetivo e apaixonante pela Irmã Sônia Lunardelli, TC.
Ela falou-nos do amor apaixonado de Clara e Francisco por Jesus pobre; pelos pobres e um pelo outro.  Na dimensão contemplativa; na pobreza e na comunhão de vida em fraternidade.

O Senhor me deu irmãos...!



Nas relações transparentes, no amor, no acolhimento, no perdão, nas qualidades de cada um, no serviço e na comunhão de vida.

Devemos ser mais dóceis; mais bondade, mais tolerância para gerar vínculos da paz e comunhão. E seremos assim uma nova comunidade reunida ao redor de Jesus.

A formação é muito importante. Ela deve formar-nos para formar e viver em fidelidade criativa.

A caminhada jamais termina. Ter o olhar positivo para que a formação seja com qualidade para as pessoas, levando-nos à conversão de vida. Ter o cuidado de dar um passo de cada vez respeitando os limites de cada um.
  •  Que imagens nossas fraternidades oferecem para as pessoas do mundo de fora?
  • Que mudanças efetivas oferecemos aos que sofrem?


Devemos passar de uma vida comum para uma vida em FRATERNIDADE!
Irmãos e Irmãs, pensemos aqui nesses pontos, em nossas fraternidades OFS e Jufra das Chagas!



Deus seja louvado pelo Encontro dos Irmãos!

Por Maria Nascimento - Ministra OFS das Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário