4 de julho de 2012

Encontro de Formação Missionária da OFS – Centro Franciscano de Espiritualidade - Piracicaba – Capuchinhos – SP




Nos dias 29,30 e 01 de julho. Eu estava em Piracicaba representando a Fraternidade das chagas neste encontro. Iniciamos com o jantar e depois numa divertida dinâmica de expressão corporal o grupo se integrou e se aproximou para os trabalhos. A Dinâmica foi coordenada pelo irmão Cesar formador Regional.  
No sábado 30 de junho trabalhamos pela manha com Irmão Reinaldo, leigo da equipe missionária dos capuchinhos da província de São Paulo, que levantou algumas reflexões quanto o que é ser missionário  Franciscano Secular e qual nosso papel como Igreja Missionária que Segue um Jesus missionário  , modelo de todas as missões. Após o almoço fomos para comunidade da Gloria que foi organizada pelos capuchinhos, principalmente pelo Frei Sigrist Capuchinho, que morou quando era uma favela. La fomos acolhidos pelo pelos lideres das comunidades que nos guiaram durante a visita que fizemos em todas as casas. Saímos de dois em dois e fomos nas casas abençoando rezando e encontrando com todos. Hoje esta comunidade sofre com a violência e com o crack.
“ Estejam Presentes pelo testemunhos da propria vida humana, e ainda por iniciativas corajosas , individuais e comunitarias , na promoção da justiça ,em particular , no ambito da vida pública , comprometendo-se em opçoes concretas e coerentes com sua fé ( regra e vida , 15 ). 



Estas crianças nos acompanharam durante toda a visita, pegando pela mão como verdadeiros anjos. No Sábado a noite nos reunimos para na luz da palavra de Deus ,(Bíblia) buscar compreensão  para nossa ação missionária.. 



Domingo dia 01 de Julho, avaliamos todos os trabalhos e montamos algumas propostas para as fraternidades da OFS do nosso regional. Concluíamos com a missa presidida pelo Frei Décio Capuchinho do Seminário São Fidelis, que nos enviou para nossas fraternidades na missão de multiplicar o desejo missionário.
“Francisco enchia a terra com o evangelho de Cristo, visitando num só dia cinco ou seis aldeias, e mesmo cinco ou seis cidades...” (I Cel, 97).




Agradecemos a Deus pela experiência que inicia-se na OFS, Que a ação missionária seja iluminada sempre pelo Cristo Missionário do pai. (João 20,19-23).

Paz e Bem!!!

Ir. Romário Freitas de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário