23 de março de 2012

Visita à Jovens em Hortolândia - SP




No dia 17 de março de 2012, alguns membros da fraternidade JUFRA das Chgagas/SP acompanharam os irmãos do Regional da JUFRA SE III, Maria Aparecida Pereira Brito OFS/JUFRA - Subsecretária do Distrito I e II; Frei Alexandre Patucci, OFMConv, Assistente Espiritual em uma visita aos jovens da Comunidade São Francisco de Assis da cidade de Hortolândia - SP. Também contamos com a presença da irmã Franciscana Missionária de Assis - Ir. Paula Secco

O encontro foi conduzido pela Maria Aparecida e estavam presentes cerca de 25 jovens, entre membros do grupo e convidados. Após a oração inicial, fez uma breve apresentação e acolhida com um canto de paz e bem. em seguiga comentou a iniciativa da BeatrizNascimento, membro do grupo, que entrou em contato através da internet falando do interesse que o grupo tinha em conhecer mais sobre a Juventude Franciscana.

Em seguida, conversamos um pouco sobre o Grupo de Jovens, este que é formado por cerca de 10 integrantes, falamos de como era os encontros, a frequencia em que se reuniam, suas atividades...



Após, Maria Aparecida fez uma pequena introdução sobre a vida de São Francisco e em seguida assistimos assistimos a um vídeo com o título "Quem é Francisco de Assis?". Mostrando os momentos mais marcantes na vida deste Santo. Após, cada um foi chamado a partilhar sobre o que mais chamou atenção no video.

Frei Alexandre e a irmã Maria Aparecida, comentaram também sobre as ordens criadas por Francisco: 1ª  - Ordem dos Frades Menores; 2ª - Ordem de Santa Clara ou Clarissas; 3ª Ordem Franciscana Secular.




Falando um pouco sobre a JUFRA que comemora seus 40 anos no Brasil e no mundo com mais de 60 anos; que esta intimamente ligada a OFS e faz parte da grande famíla franciscana. "Somos jovens como qualquer outro, na família, que estuda, trabalha, se diverte, mas busca algo mais, un ideal de vida: viver em fraternidade o Santo Evangelho seguindo o exemplo de Francisco de Assis."




Logo em seguida, foi realizada uma dinâmica, onde a confiança no próximo era o essencial para mantermos "em pé" e sentirmos mais forte e seguros - relacionando com a vivência em um verdadeira fraternidade.

Com uma surpresa agradável os membros do grupo de jovens apresentaram uma letra de música que eles mesmos compuseram

"FOI DO NADA UMA VONTADE QUE VEIO DE DENTRO
DE QUE OS NOSSOS SONHOS NÃO SEJAM JOGADOS  AO VENTO
E ENTÃO DECIDIMOS MUDAR E O MUNDO MELHORAR 
COM OS JOVENS EM  AÇÃO DECIDIMOS CRIAR
UM GRUPO DE JOVENS E ASSIM MUDAR
E HOJE ESTAMOS AQUI NÓS SOMOS O JUFRA

REFRÃO: EU REZO EU PEÇO PRA DEUS CUIDAR
E O NOSSO GRUPO ABENÇOAR
E CADA DIA MAIS CRESCER NA FÉ"
(parte da letra composta por membros do grupo de jovens)



 Antes de encerrar este belo encontro, foi entregue ao Grupo algumas lembranças: a Carta de Guaratinguetá - A Jufra que queremos ser; a Cruz de São Damião e 2 livros: São Francisco de Assis - O Santo da Paz e do Bem; e Santo Antôn - Vamos Conhecer a Vida de um Grande Santo.


Encerramos nosso encontro cantando a oração de S. Francisco, agradecendo a acolhida, convidando-os a conhecer mais esse carisma de ser jovem franciscano e já pensando em uma próxima visita a Hortolândia.


Para finalizar o dia com chave de ouro, visitamos a casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis que fica próximo à comunidade.




Fraternalmente!


Palloma Suellem da Silva Santos
Subsecretária de Comunicação, Escrituração e Arquivo
Jufra das Chagas - SP


Maria Aparecida Pereira Brito OFS/JUFRA
Subsecretária do Distrito I e II
Regional Jufra SP








 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário