15 de setembro de 2011

Retiro da Fraternidade das Chagas de São Francisco

Retiro da Fraternidade das Chagas de São Francisco dia 03 e 04 de Setembro 2011.


Tema: A Bíblia na vida de São Francisco 
 
Em qualquer lugar e a qualquer tempo é possível aos verdadeiros adoradores do pai prestar-lhe culto e a Ele se dirigir em oração; todavia, procurem os irmãos encontrar momentos de silêncio e de recolhimento para os dedicar exclusivamente á oração” ( CCGG 14,5). 
 
Queridos irmãos e irmãs , Paz e Bem !! 

Quero com algumas palavras patinhar com vocês a experiência do nosso retiro anual. Neste ano de 2011 escolhemos o tema “ A Bíblia na vida de Francisco”, para assim nos aproximar da palavra de Deus como cristãos e Franciscanos Seculares.


A Regra e a vida dos Franciscanos Seculares é esta  Observar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo a inspiração e o centro da sua vida com Deus e com os homens”. 
 
Rezando assim iniciemos o nosso retiro com os irmãs idosos da casa de São Francisco. Neste primeiro momento nos encontramos no final do corredor da casa e com a Bíblia rezamos o Êxodo a travessia do povo de Deus que saiu do Egito em busca de libertação, caminhando e cantando formos para a capela onde iniciemos com a cruz de São Damião e a Bíblia sagrada a nossa celebração inicial. Destacamos nesta celebração o panorama da Historia da bíblia em cartas, fixamos a frente do altar para ser rezado durante todo o retiro. Neste momento também partilhamos um pão distribuído pelos jovens da jufra e formandos da fraternidade, um sinal da vida fraterna e de encontro do povo que busca “O mana no deserto" ( Exodo 16,1-12). 
 
Após nossa celebração fomos presenteado pelo Ir. Edmilsom que apresentou uma palestra sobre a Bíblia na vida de nosso pai São Francisco. Um momento muito importante para perceber como é valioso estudar e rezar a Biblia com a nossa vida e também na caminhada como fraternidade.

A minh’alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador...”. Nossa tarde é concluída com um momento Mariano que iniciamos na gruta de nossa senhora e terminamos na capela com a consagração a Maria nossa mãe. A Irma noite reunião ofs e Jufra para celebrar o dom da vida de todos os aniversariantes do mês e claro não faltou bolo, velinhas e muita alegria no convívio fraterno. 

Daniela, Mateus e Odair
Aniversariantes


Domingo dia do Senhor,”.... no Silencio deste novo dia que amanhece, venho pedir-te a paz...” Nesta manha rezemos e partilhamos nossa experiência com a Bíblia sagrada , cada irmão e Irma apresentou sua frase ou texto bíblico para rezarmos juntos. Este primeiro momento da manha também rezamos e escutamos as palavras da nossa ministra Maria do nascimento que falou da transferência dos nossos irmãos idosos para casa de seus familiares. 
 
Homenagem ao Dia do Assistente Espíritual - Frei Alvaci
“ Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós !...” ( Mt 18, 15-20 ) A luz do Evangelho e da mesa eucarística terminamos nosso retiro. Fr. Alvaci OFM presidiu nossa missa e destacou a importância da Bíblia sagrada em nossa vida. Ao termino da missa rezamos pelo Frei Agostinho OFM, assistente da fraternidade e homenageamos Frei Alvaci assistente da Jufra. 
 
Agradecemos a Deus por mais este momento de retiro na nossa vida de Franciscanos e Franciscanas Seculares da fraternidade das chagas de são Francisco . Estamos no meio desta grande cidade de São Paulo para ser um instrumento e testemunho de Paz, Amor e Vida . Momentos como estes devem ser aproveitados para fortalecer a nossa vocação e nosso SIM ao chamado amoroso de Cristo a vida Franciscana. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo....Amém

Por Romário F. Oliveira
Formador da OFS das Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário