28 de setembro de 2011

Fraternidade da OFS das Chagas realiza o 2° Encontro da Ação Missionária


Segundo Encontro da Ação Missionária

24 de Setembro de 2011

“ Francisco enchia toda a terra com o evangelho de Cristo, visitando num só dia cinco ou seis aldeias, e mesmo cinco ou seis cidades, anunciando em cada uma delas o Reino de Deus , edificando os seus ouvintes tanto com o exemplo como com a palavra, fazendo de seu corpo uma pregação viva”. ( I Cel. 97 ).

A proposta da Ação Missionária dos Franciscanos Seculares é, viver e por em pratica a Auto- evangelização e ser missionários e missionárias nas nossas famílias e no Dialogo com o mundo.

Neste dia 24 de Setembro Fomos convidados a realizar este gesto missionário, na mudança da nossa Ir. Helena que deixou a casa de São Francisco Vila Brasilina e retornou para sua casa na Vila Remo Zona Sul de São Paulo. Esta data já tinha sido discutida com seu Francisco 84 anos um irmão da Ir. Helena que reside com um filho no mesmo lote onde tem a casa da Ir. Helena.


Na visita para combinar como seria organizado a mudança da Irma, fomos recebidos pelo senhor Francisco dia 11 de Setembro e também pelo Pe. Nelsom pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças e uma senhora Leontina. Seu Francisco mostrou uma grande devoção a nossa senhora das Graças que ele mesmo presenteou a paróquia com a imagem da Padroeira.

Neste dia 24 de setembro saímos as 8:30 horas da frente do prédio Frei Galvão com um grupo de irmãos e Irmãs, em direção a Vila Remo ( Zona Sul) , chegando no local encontramos muito trabalho limpar a casa e receber a mudança, junto com nossa Ir. Helena. Limpar , descarregar , montar e trocar fios e lâmpadas ....muito trabalho, mas finalmente alguém lembrou do almoço e logo as irmãs e os irmãos iniciaram o churrasco para alimentar o corpo afinal foi muito difícil tirar a geladeira os armários de cima do caminhão do frete.


Tudo foi feito de forma tranqüila e claro preocupados com a adaptação da nossa Ir. Helena, que já tem 90 anos e não é nada fácil fazer mudanças, levando em conta sua saúde mental e física com esta idade e toda a sua caminhada na Fraternidade das Chagas. Ao terminar as atividades , preparamos um momento de oração para celebrar o dia e todas as nossas atividades naquela casa. Mas antes da oração a Irma Helena apresentou uma foto antiga num quadro com todas as irmãs inclusive sua mãe já falecida que faziam parte da fraternidade das Chagas, no ano mais ou menos de 1982. Seu irmao Francisco também trouxe fotos para mostrar , da construção da capela de nossa Senhora das Graças . Hoje já Paróquia N. Senhora das Graças. Foi um momento bonito pois seu Francisco ficou emocionado em falar e lembrar desta época e de todo o esforço da comunidade.

Iniciamos a celebração invocando a trindade, logo proclamamos o evangelho de Mt 28,1-10 . “ Ele Ressuscitou ... “. Partilhamos as experiências que cada um fez na vida, semelhante em reconhecer o Cristo vivo e Ressuscitado. Em nossas preces rezamos por todos os irmãos de nossa Fraternidade das Chagas de São Francisco e concluímos cantando e pedindo a benção sobre intercessão de nossa padroeira a mãe Aparecida.


“ Não tenhais medo, Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia . Lá eles me verão “ ( Mt 28,10). Rezemos e nos esforçamos para que outros encontros de ação missionária aconteça e seja uma forma viva da aproximação e de partinha para todos os irmãos e irmãs da nossa fraternidade.

Por Romário Freitas de Oliveira
Mestre de Formação da OFS das Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário