5 de julho de 2011

Fraternidade prestigia formatura do Irmão Rafael Barbosa

No dia 1° de Julho de 2011 o irmão secretário fraterno da Fraternidade Jufra das Chagas, Rafael Barbosa dos Santos, fez sua formatura do nível básico da Polícia Militar.


Um pouco do histórico da PM: Desde Aristóteles ficou patenteado que "o homem é um ser gregário por natureza"; isso significa que é próprio do homem viver em sociedade. Mas a sociedade, gerando interações, gera também conflitos. (site da PM)

"Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana."

No Brasil as origens da Polícia remontam ao período colonial. Após o descobrimento, Portugal não demonstrou interesse imediato pela nova terra acrescentada a seus domínios, e só não a abandonou completamente em razão das constantes invasões e incursões de estrangeiros, notadamente dos franceses.

Em São Paulo, a 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembléia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi criado o Corpo de Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; eram os "cento e trinta de trinta e um". Estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo. (site da PM)

Hino da Polícia Militar

"Legião de idealistas
Feijó e Tobias
Legaram-na aos seus
Tornando-os vigias
Da Lei e Paulistas
"Por mercê de Deus"
Ei-los que partem! Na paz, na guerra
Brasil Império,Brasil República
Seus passos deixam, fundo na terra
Rastro e raízes: é a Força Pública
Multiplicando por mil e um
Os cento e trinta de trinta e um”

Família Barbosa (destaque para o 1° sobrinho que está por vir)

Rafael e as 2 irmãs
Sabemos o quanto foi árduo estes oito meses que se seguiram até completar a primeira fase, mas que você Rafael, seja sempre fiel ao lema que ostenta no brasão da PM: LEALDADE E CONSTÂNCIA!


E que de fato você leve mundo a fora toda a PAZ E BEM!!
Cida, Ivo, Rafael e Paula
jufristas
Que São Francisco e Santa Clara lhe cubra de bênçãos e lhe ilumine o caminho... E saiba que a fraternidade estará do teu lado, assim como esteve neste momento tão marcante de tua vida! PARABÉNS pela persistência e coragem... e que venha a segunda fase: o específico!!!

“Servimos a sociedade, é este nosso papel.” (fala de um policial)
“Momentos repletos de perigo, emoção, aventura, alegria, tristeza... E assim vamos nós, nas lutas, nas rondas, nas madrugadas, nos dias de sol e de chuva, passando aí em sua rua, em seu bairro, em sua cidade, em seus olhos, em seu medo, no seu pensamento, no seu sorriso, em sua vida... E assim é o dever que abraçamos, para que se acentue ainda mais sua segurança e sua felicidade...” (Vida de um policial)

Por Paula Brito
Formadora
JUFRA DAS CHAGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário