25 de julho de 2011

1° Encontro de Ação Missionária da Fraternidade das Chagas


Irmãs e Irmãos,

Paz e bem!

Aconteceu neste sábado dia 23/07/11 no apto do irmão Romário o 1º encontro de Ação Missionária da Fraternidade das Chagas/SP.

Juntos irmãos da OFS e Jufra refletimos o texto da Revista Paz e bem sobre o testemunho de uma irmã da OFS na cidade de Recife/PE no trabalho de ação missionária e a seguir o Evangelho de MT 13, 44-52.

Num clima de harmonia e fraternidade colocamos como forma de Lectio divina nossos pensamentos levando também para nossa vida em fraternidade as reflexões.

Ao final nos confraternizamos num delicioso banquete em forma de partilha.

Infelizmente a presença foi pequena mas é preciso começar e não desanimar na caminhada. Aos poucos com a graça de Deus os irmãos se sentirão também comprometidos com a causa.

Deus seja louvado pela alegria do encontro, da partilha e da vida em fraternidade.
Por tudo Deus seja louvado!

Maria Nascimento
Ministra da OFS das Chagas

Comentário sobre o encontro da Ação Missionária 
 Por Romário Oliveira, formação OFS das Chagas

No dia 03 de julho na fraternidade de São Francisco das Chagas nós desenvolvemos o tema proposto pelo nacional e também pelo regional que nos leva a refletir sobre “ Plano de Ação Missionária”. O tema foi proposto na formação com os irmãos professos. Entre outras iniciativas que discutimos e marcamos a primeira visita da Ação missionária. “ Os Franciscanos Seculares, portanto, procurem a pessoa vivente e operante do Cristo nos irmãos, nas Sagradas escrituras, na igreja e nas ações litúrgicas”. ( Regra n.5).

A primeira visita foi na minha casa no centro de São Paulo na rua Guainazes. A realidade da nossa cidade nos distancia deste momento gostoso de visitar o outro, muitas vezes moramos vizinho de pessoas que nunca conversamos e nem sabemos nada da sua história de vida. Na fraternidade temos que ter este cuidado de conhecer nosso irmão e sua história para caminhar juntos nas alegrias e nas tristezas também.

O encontro aconteceu dia 23 de julho sábado as 16 horas. Foi um momento de partilha e convivência muito agradável. Iluminados pela palavra de Deus - Evangelho ( MT-13,44-52) rezamos, cantamos e encontramos a alegria de estar em família OFS e JUFRA. A presença dos irmaos da JUFRA sempre nos mostra que Francisco e Clara continuam a chamar ainda hoje jovens a procura da perfeita alegria. Partilhamos um lanche e nossa convivência fraterna.

Este foi o primeiro encontro de uma longa caminhada que ainda temos que fazer. Somos Franciscanos Seculares e recebemos uma vocação livre e responsável. Fizemos uma escolha evangélica, para ser vivida e testemunhada na igreja e no mundo com sentido forte e alegre dos filhos de Deus, encarnada por São Francisco e santa clara de Assis.

Obrigado a todos por este momento de alegria e de partinha para nossa fraternidade. E assim rezamos “... Senhor que o projeto de vida e o espírito de Francisco e Clara nos ajudem a realizar teu reino de liberdade e justiça, onde não há egoísmo, ódio e violência. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário