20 de janeiro de 2011

COMUNICAÇÃO JUFRA: 22/01 Dia Nacional de Oração e Solidariedade pelas vitímas das enchentes da região Sudeste do Brasil


Dia 22/01- Dia Nacional de Oração pelas vítimas das chuvas no Sudeste

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP
CEP: 01005-010



Ofício 02/2011
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Dia Nacional de OrAção pelo Sudeste




“Nada de vós retenhais para vós mesmos!”
(São Francisco de Assis)

Santa Rita/PB, 17 de Janeiro de 2011.

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,

Paz e Bem,


No dia 13/01 foi encaminhando, pelo Subsecretário Nacional de DHJUPIC, Emanuelson Matias de Lima, para todas as Fraternidades Regionais e Locais da JUFRA do Brasil, o Oficio 01/2011, sobre a campanha de solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes. O Ofício indica duas contas disponibilizadas pela Cáritas e CNBB para o depósito de contribuições financeiras, mas também se motivou para a arrecadação de roupas e alimentos, através das dioceses e Cáritas regionais.
No domingo passado (16/01) ocorreu a 3ª reunião online do DHJUPIC Nacional, com a participação de 11 Regionais (o Relatório será encaminhado em breve) e os/as presentes decidiram que nossa participação, como JUFRA do Brasil, se dará a partir de três eixos: Divulgação (na internet, nas Fraternidades, no boca-a-boca), Mobilização (arrecadação financeira, de roupas e alimentos) e Oração (em comunhão fraterna com as famílias atingidas).
Na reunião houve o repasse de informações de como está a situação dos estados de MG, SP, ES e principalmente RJ, que estão afetados por inundações e desastres. Pela urgência dos acontecimentos, ficou encaminhado que no próximo dia 22/01 (sábado) será realizado o “Dia Nacional de OrAção pelo Sudeste”, em toda a JUFRA do Brasil, onde cada Fraternidade Local irá realizar alguma atividade, simples, pelas famílias do Sudeste, uma oração, uma celebração, um terço, além de ações concretas, escolhendo o horário disponível para a Fraternidade. Esta ação estará em fraterna comunhão com a Campanha “SOS Sudeste”, promovida pela CNBB e Cáritas Brasileira.
É de suma importância que haja de fato um engajamento por parte de todas as Fraternidades de JUFRA do Brasil em prol desta campanha, não há como ser franciscano e não ter atitudes concretas em prol desses nossos irmãos/ãs que vêm sofrendo com esses desastres e das famílias que além de perderem seus entes queridos/as perderam tudo que construíram ao longo da vida. Deus espera de nós uma postura coerente que não destoe da promessa que fizemos um dia de viver seu Evangelho na JUFRA.
Não nos esqueçamos de, enquanto Fraternidade, nos fazer orantes por esses irmãos/ãs e, na ocasião, o Secretariado Fraterno Nacional estará reunido em São Paulo-SP e estaremos também unidos/as na mesma sintonia.

Nosso Fraterno Abraço de Paz e Bem!




Alex Sandro Bastos Ferreira, OFS/JUFRA
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional
da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil

Emanuelson Matias de Lima
Subsecretário Nacional de DHJUPIC
da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil


Solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste
 
SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP
CEP: 01005-010


Ofício 01/2011
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Solidariedade às vítimas e famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste


“Religião pura e sem mancha diante de Deus, é esta:
socorrer os órfãos e as viúvas em aflição (...)”
(Tiago 1,27)

Santa Rita/PB, 13 de Janeiro de 2011.


Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,

Paz e Bem,

É lamentável que mais uma vez iniciemos um novo ano com velhas notícias de situações tristes e desoladoras. Acredito que todos/as nós estejamos acompanhando as notícias sobre a situação das famílias atingidas pelas enchentes no Sudeste, com maiores danos no Rio de Janeiro, mas também nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
A cena que se repete todo ano nos mostra a lamento das famílias vitimadas, o desespero dos sobreviventes e o descaso dos poderes públicos que, mesmo tendo o mapeamento das áreas de risco, não concretizam um projeto sério de urbanização e ordenamento das cidades. Resultado disso? Já são pelo menos 500 mortos. E, de acordo com a Defesa Civil, em todo o Sudeste, já são mais de 1 milhão de pessoas atingidas, a mercê dos deslizamentos e do desabrigo.
Segundo Dom Filippo Santoro, bispo da diocese de Petrópolis-RJ, “Muitas regiões ainda não foram visitadas porque é impossível o acesso, pois os rios bloquearam os caminhos. Sabe-se que tem pessoas, mas não há como alcançá-las. Por isso, juntamente com os bombeiros, os padres e a comunidade estão tentando ajudar a todos”.
Diante desse cenário, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, atendendo à sua missão, lançaram uma campanha nacional de emergência, a “SOS Sudeste” visando a mobilizar ajuda para a população afetada pelas chuvas. Como de costume, as doações podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal:


Agência 1041
Operação 003
Conta Corrente 1490-8

ou ainda no Banco do Brasil:


Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5

O bispo Dom Demétrio Valentini, presidente da Cáritas Brasileira, sugeriu que se faça uma coleta comunitária, em dia escolhido por cada diocese e, como data conveniente, propôs o último domingo deste mês, dia 30 de janeiro.
Em resposta solidária a esta situação de irmãs e irmãos nossos, convocamos todas as Fraternidades Regionais e Locais da JUFRA do Brasil a se empenharem nesta parceria de solidariedade com o Sudeste. Procuremos as nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, nos informemos junto a Cáritas e CNBB Regionais e divulguemos esta campanha pela Vida. E, em comunhão solidária, rezemos.


Fraternalmente,


Emanuelson Matias de Lima
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário