6 de dezembro de 2010

JUFRA PRESENTE NO ENCONTRO NACIONAL DE MOVIMENTOS JUVENIS DA CNBB

Nos dias 03, 04 e 05 de dezembro aconteceu um marco na história da igreja Católica do Brasil - O 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ). O tema do encontro foi “Jovens Discípulos, Vidas Unidas em Missão”.

A  JUFRA participou e foi representada pelo Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil Alex Bastos e Maria Aparecida Brito da JUFRA das Chagas e integrante do Regional da JUFRA de São Paulo.


Foram cerca de 270 jovens de 28 expressões juvenis de todo o Brasil que se encontraram no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), evento organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os participantes do encontro buscaram a unidade e a valorização das várias expressões juvenis existentes no país, conforme explica o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva.


“O encontro pretende valorizar as várias forças de evangelização como pede o Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, e unir essas forças em torno de uma evangelização mais eficaz para a vida plena da juventude”, disse o bispo. Ele destacou ainda que o encontro inédito é uma forma de unir os movimentos, congregações, pastorais e novas comunidades de jovens de todas as regiões do país. “A reunião de toda essa diversidade reflete a união desses jovens em torno de um mesmo objetivo e também a confiança da Igreja na juventude que é protagonista”.


Além de dom Eduardo, participaram do encontro os bispos referenciais dos Setores Juventude dos Regionais Sul 1 (São Paulo) dom Antônio Carlos Altieri, e o bispo referencial do Setor Juventude do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dom Bernardino Marchió e a participação inicial do cardela Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

Para o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio, o encontro celebrou a unidade da juventude brasileira.  “O encontro teve  dois grandes pilares: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e o Documento 85 da CNBB que foi o subsídio de todo o encontro para que os jovens possam perceber o que sua Igreja pensa sobre a evangelização da sua juventude.

Com momentos formativos sobre o documento 85 - Evangelização da Juventude ocorreram em conjunto momentos de partilhas entre os integrantes dos variados movimentos sobre suas atividades na evangelização dos jovens.  Tendo base o documentos puderam refletir seu desempenho e ao mesmo tempo o que podem estar fazendo para melhorar em sua realidade de movimento jovem da igreja. Cada um pode conhecer a diversidade de carismas e missões que envolvem a juventude católica atual no Brasil, e como o Documento 85 da CNBB é aplicado de diferentes maneiras. A partir da realidade específica de cada movimento, os jovens encontraram desafios comuns na caminhada. Interligando com a necessidade da unidade entre estes movimentos que dentro da igreja e inspirados em seu carisma vivem e evangelizam a sociedade.

Uma vez que após o encontro pessoal com Deus, há se a necessidade de difundir através do convite a outros jovens. EVANGELIZAÇÃO é transformação pessoal, é transformar a realidade em que vivemos. NÃO EXISTE EVANGELIZAÇÃO SEM TRANSFORMAÇÃO.


Objetivando um momento mais de descontração foi convidado a banda Rosa de Saron. Eles cantaram e contaram sua história - "Tivemos um encontro pessoal com Deus e resolvemos levar isso aos jovens". Assim os integrantes da banda Rosa de Saron explicaram porque tocam músicas inspirados nos valores católicos que evangeliza tantos jovens por meio da arte, da música.

Durante o encontro aconteceu uma vídeo conferência com jovens da Espanha que estão preparando a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE em Madri - JMJ 2011. Dom Eduardo Pinheiro, bispo-auxiliar de Campo Grande e referencial da juventude nacional da CNBB, disse às duas jovens que a Igreja no Brasil já está em oração pelo sucesso da jornada. Também foi apresentada a coordenação da delegação oficial do Brasil para a JMJ.







“A Juventude é o presente de Deus para a humanidade e a Igreja”, disse Dom Eduardo.
A Jornada Mundial da Juventude já está acontecendo nos sonhos, na organização, na preparação. Que seja um evento que ajude a vida sagrada que Deus deu a todos.

JOVENS DISCIPULOS, VIDAS UNIDAS EM MISSÃO isso foi só o começo... é a igreja unida para Evangelizar e testemulhar JESUS CRISTO.


PAZ E BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário