26 de agosto de 2010

São Luis IX Rei da França - 25 de agosto - Patrono da OFS

Nasceu ao redor de Orleans Luís IX nasceu em 1214 e recebeu uma autêntica educação cristã. Sua mãe, Branca de Castela, foi rainha de reconhecida santidade.



Corria o século XIII e a Europa empolgava-se com as cruzadas e acolhia com estupor e alegria a loucura de um Francisco de Assis que, por sua vez, conquistava e seduzia as cabeças coroadas do continente. Entre elas, Isabel, landgravina da Hungria, e Luís IX, rei da França, ambos franciscanos seculares.


Era Luís de caráter bom, mas impulsivo. Foi uma fé sólida e humilde aliada a uma rígida disciplina de vida que moderou seu temperamento e o colocou no caminho da santidade. Seu reinado foi marcado pela ordem que implantou em seus territórios e pela abertura ao povo: qualquer um podia falar pessoalmente com ele, bastava pedir. Inspirado no exemplo de Francisco de Assis demonstrou verdadeiro amor pelos pobres e os doentes, fundando inúmeros hospitais.

Sua vida era simples e sem sofisticação: rezava e meditava todos os dias com raro fervor e piedade, fazia penitência. Com ele mesmo era austero, com os outros, sobretudo, os pobres, era generoso e misericordioso.
Começou a ser rei da França em 1226. Casado com Margarida de Provença, ele impôs-se por toda vida exercício diário de piedade e penitência em meio de uma corte elegante e pomposa. Viveu na corte como o mais rígido monastério e tomou a todo o país como campo de sua inesgotável caridade. Quando o qualificavam de demasiado liberal com os pobres, respondia: "prefiro que meus gastos excessivos estejam constituídos por luminoso amor de Deus, e não por luxos para a vã glória do mundo".
Morreu de febre tifóide numa expedição a Terra Santa, deixando ao filho um singular testamento espiritual, do qual transcrevemos um significativo trecho: “Guarda, meu filho, um coração compassivo para com os pobres, infelizes e aflitos e, quanto puderes, auxilia-os e consola-os. Por todos os benefícios que te foram dados por Deus, rende-lhe graças para te tornares digno de receber maiores. Em relação a teus súditos, sê justo até o extremo da justiça, sem te desviares; e põe-te sempre de preferência da parte do pobre mais do que do rico, até estares bem certo da verdade. Procura com empenho que todos os teus súditos sejam protegidos pela justiça e pela paz”.
Os terceiros franciscanos festejam neste dia 25 de agosto a seu patrono, São Luís, rei da França, ilustre co-irmão na terceira Ordem da penitência. Foi sua mãe Branca de Castela que o encaminhou à santidade. Foi um terceiro franciscano que teve de Deus o encargo de exercitar a caridade em terras da França. Na história da França se recorda como um soberano sapientíssimo e também enérgico. O vemos praticar todas as obras de misericórdia convencional, traduz sua fé em ação e buscou no solo viver, e também governar segundo os preceitos da religião. São Luís IX, rei da França, morreu em 25 de agosto com a idade de 55 anos. Seu corpo foi levado à França e repousa em São Dionísio.

ORAÇÃO - Ó Deus, que transferistes São Luís dos cuidados de um reino terrestre à glória do Reino do Céu, concedei-nos, por sua intercessão, desempenhar nossas tarefas de cada dia, e trabalhar para a vinda do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que São Luís inspire os governantes do mundo a cultivarem a paz e a praticarem a justiça, com ternura, brandura, mas com firmeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário