21 de agosto de 2010

Mês Vocacional



VOCAÇÃO vem da palavra latina vocare, chamar, chamado.
Um chamado aguarda uma resposta. Teologicamente lembra a igreja através do mês vocacional - agosto - que somos chamados por Deus:
1ª chamado a vida
2° ser santo
3° servir ao próximo com dedicação. É no lavar os pés dos irmãos que apresentamos nossa resposta, nosso SIM.
Alguns exemplos:
Através da vocação ao matrimônio, a formação de uma família, o criar dos filhos e educar na fé. A igreja tem vários exemplos: Santa Clara que veio de uma família cristã exemplar, cuja mãe Hortolana teve três filhas Clara, Beatriz e Inês, hoje todas santas. Temos o exemplo de Santa Mônica que rezou muito pela conversão do filho Santo Agostinho de uma vida libidiosa.
Através da vocação religiosa, entre tantos, não podemos esquecer de São Lourenço patrono dos diáconos e seguidores de São Estevão. Cuidavam dos pobres, das viúvas e orfãos.
E claro o próprio chamado de São Francisco de Assis e seu processo de conversão. "Francisco vai e reconstrói a minha igreja." Gerando assim uma vocação que segue a mais de 800 anos com muitos vocacionados por todo o mundo, tanto religiosos como os seculares.
Outro exemplo de conversão de uma família toda é Edith Stein de origem israelita mulher inteligente que entrou em crise religiosa e converteu-se com a irmã ao cristianismo por força de professores francêses e cristãos. Recebeu o batistmo já adulta com a irmã e morreu no campo de concentração por ser de origem judia em Auchuritz (Alemanha).
No mesmo período do nazismo, das ideologias de perseguição temos o exemplo de São Maxiliamo Kolbe que defendia ideais mais esclarecidos. Por ser polonês e frade franciscano conventual foi transportado para o campo de concentração, pois tinha idéias mais seguras contra o regime. S. Maxiliamo Kolbe fundou o movimento Mílicia da Imaculada.

A história de vida de muitos santos nos levam a refletir que tudo começa através de um chamado, porém a vocação é existência nata. O vocacionado houve o chamado e sua resposta-aceitação é a prática.

Por: Ivone M. Bock


ORAÇÃO PELA VOCAÇÃO FRANCISCANA SECULAR

Senhor Jesus, que disseste. "Orai ao Senhor da messe para que mande operários para sua obra", escutai nossa humilde oração. Tu que chamaste Francisco e Clara de Assis para viver na mais íntima comunhão contigo e para renovar a tua Igreja, suscita também, hoje, homens e mulheres para viverem o Evangelho, "impulsionados pelo Espírito Santo a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular" e a reencontrarem o gosto da oração, da contemplação e do serviço ao próximo.
Nós te pedimos, que muitos jovens também se encontrem no projeto franciscano de vida para desenvolverem a sua vocação cristã e "tornarem-se testemunhas e instrumentos da missão da Igreja, anunciando-te com a vida e com a Palavra".
Assim, "imitando a disponibilidade incondicional da Virgem Maria", e unidos à Família Franciscana, seremos "portadores da paz e mensageiros da perfeita alegria em todas as circunstâncias, de modo que, inseridos na Ressureição de Cristo, caminhemos com serenidade ao encontro definitivo como  Pai". Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário