17 de julho de 2010

SERVIR A JUFRA É SER UM JOVEM LÍDER FRANCISCANO



"...me encanta o fato de sermos IRMÃOS, não é qualquer secretariado, mas um CONJUNTO de irmãos, que se reúnem em FRATERNIDADE para servir uns aos outros. A base do serviço franciscano é o AMOR, logo os jovens da JUFRA que fazem parte desse secretariado devem estar tomados pelo amor aos irmãos que se reflete no amor a Deus. Então, se o caminho de nossa vocação é o amor a Deus e aos irmãos, quando omitimos o nosso “sim” e não servimos as nossas fraternidades, estaríamos nós negando esse princípio fundamental?...
O próprio Carisma Franciscano nos aponta os caminhos, a partir dos princípios da humildade, do serviço e do amor: “Eu vim para servir e não ser servido”. Se compreendermos de fato a essência de nosso movimento sempre teremos muitas lideranças em nossas fraternidades, por que todos são responsáveis por zelar pelos irmãos e pela vida fraterna, uma liderança participativa, que não exclui e que não se ostenta.

No nosso dia-a-dia compreendemos na prática por que somos jovens líderes na JUFRA, é por que amamos a Deus e a esse ideal. É esse amor que nos leva a dizer “SIM”, mesmo nas adversidades...
É esse tipo de líder que desejamos, jovens que mesmos com suas limitações, desafios e dificuldades, se lançam na ousadia de construir. Jovens líderes que reclamam por terem tantas ocupações, mas que desejam servir. Jovens que amam, choram, discutem, criticam, dançam. Novos Franciscos, que já usaram topetes, mini-saias, calça Lee e que hoje sou Eu, é Você, somos todos nós. "







ESPECIAL ESPAÇO FORMAÇÃO

A Formação Nacional da JUFRA do Brasil disponibiliza a coletânea de textos sobre Vocação Franciscana e Promoção Vocacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário