14 de junho de 2010

FESTA DE SANTO ANTÔNIO




Dia 13 de junho de 2010 a Fraternidade JUFRA das Chagas participou com muita alegria e disposição da Festa de Santo Antônio que todo ano é feita no Lgo São Francisco Centro - SP pela Paróquia e Santuário de São Francisco dos frades menores.
É uma atividade já tradicional da fraternidade, onde os próprios jufristas se mobilizam para fazer e vender bolos de santo antônio.

Jufristas com o Frei Alvaci, assist. espiritual

e com o Frei Agostinho, assist. espiritual da OFS das Chagas

                                                           animado Frei Odorico

                                               
                                                              abençoando os bolos

com o Frei Roger, OFM






Caríssimos jovens franciscanos

Paz e Bem!

Nunca é demais relembrar os feitos, recordar os dons, até mesmo copiar detalhes, gestos e atitudes de grandes homens e mulheres que marcaram a história da humanidade. De fato, nunca é demais se colocar humildemente diante daqueles que nos precederam no Reino dos Céus e que por diversos motivos se tornaram modelos, dignos de nossa confiança, reverência e respeito.
...
Ele veio de Lisboa, onde nasceu em 1195. Depois de abandonar grandes riquezas e as relações com as camadas da alta sociedade, à qual ele pertencia, tirou as sandálias, cobriu-se com um saco de estopa, cingiu-se com um cordão e começou a percorrer a Itália e a França, da Sicilia a Provença. Era jovem, tinha sonhos, almejava grandes ideais.

Era movido pelo ardor da fé e da caridade cristã que forma os santos: aquele mesmo ardor que inspira os jovens, que atrai os homens, dos mais humildes aos mais sábios, dos mais pobres aos mais ricos. Era movido pelo ardor dos grandes homens, daqueles que ainda acreditam no futuro, nos outros, na doação. Seu maior desejo foi o de ser missionário, porque sua caridade não cabia no seu coração. Ele se chamou Fernando, e quando frade passou a chamar-se Antônio, de Lisboa, de Pádua. Na verdade ele, nosso querido Santo Antonio, não cabia apenas em duas cidades, Antônio hoje é cidadão do mundo todo, como já disse o papa Leão XIII. Depois de oito séculos do seu nascimento, ainda hoje se fala dele como se vivesse em nossos dias, ou como se sua morte tivesse acontecido ontem (13 de junho de 1231). Não há lugar no mundo cristão em que não se tenha edificado igrejas em seu nome, onde arde perenemente a chama da sua devoção e do carinho para com este grande santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário