13 de maio de 2010

13 DE MAIO N. SRA DE FÁTIMA



Foi entre os anos de 1911-1918, onde o mundo estava em pleno desenlace da 1ª Guerra Mundial que levou a ruína muitas famílias empobrecidas por força do desassossego e perda de bens. Porém algumas famílias fortalecidas pela fé em Deus Pai, o caso dos Marto-família, simples de pastores da região de Braga entre Lisboa, cercânias de Nazaré ao lado do Rio Minho e Tejo. Como certas épocas chovia indicando primavera as margens do rio enchiam-se formando encavações e escavações (covas). E nas bordas nasciam gramas que serviam para os animais pastar, caso de cabras e ovelhas.
Os 3 pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia foram cuidar dos animais e descalços, pés no chão para não escorregar quando de repente encostada em uma azinheira viram uma Senhora muito bonita (mais brilhante do que o sol), ficaram espantados e ela identificou-se sou a Senhora do Rosário, pediu que todo o povoado fosse rezar aos meus pés pela conversão dos pecadores e paz entre os povos. Avisem os bispos das regiões. Virei mais vezes. O sol brilhará e deixará de girar como sinal da benção de Nosso Pai. Venham em procissão, sinal da luz da fé.
Os primos assim fizeram. Rezaram o terço e o Rosário como N. Sra pediu ao redor da azinheira. Quanto maior as tensões e incompreensões entre os povos se fez sentir, intensificavam-se as peregrinações. Iniciou posteriormente em 1942 a peregrinação da imagem - "virgem peregrina" por várias partes do mundo e mantêm acessa a chama de Paz em tempos de crise para uma busca insistente de paz e compreensão entre a humanidade.


Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Francisco e Jacinta morreram em 1919 e 1920 e são beatificados pela igreja. Lúcia fez-se freira Carmelita e morreu em 2005. Hoje o Papa Bento XVI visita Fátima e disse na homilia, no Santuário da Cova da Iria: “Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída”, que continuemos em nossas orações e ações pela PAZ.

(Texto de Ivone Boock)

Saiba mais: Memória da Irmã Lúcia
FILME 13th DAY

2 comentários:

  1. bacana materia!!!

    Santíssima virgem que nos montes de Fátima Vos dignastes a revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidas na prática do vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço, em que devemos ter esta devoção, para Vos tão querida!!...

    PAZ E BEM!!!

    ResponderExcluir